Mutirão de mamografias no HGG oferece mais de 200 exames

Nesta quinta-feira (16/10), o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promove o Dia D da campanha Outubro Rosa, dando início a um grande mutirão de mamografias. A ação oferece exames gratuitos e atendimento para trabalhadoras do comércio, construção civil, bares e restaurantes.
Também participam mulheres da Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso (Abraxp) e trabalhadoras ligadas à Fecomércio-GO, Seconci-GO e Abrasel-GO. O objetivo é facilitar o acesso à mamografia, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mutirão de mamografias no HGG segue até o fim de outubro
O mutirão segue até o dia 31 de outubro e oferece mais de 200 exames. Quando houver alterações nos resultados, o HGG realizará o encaminhamento gratuito para consulta com mastologista, garantindo cuidado completo e contínuo.
Durante todo o mês, o HGG mantém a iluminação da fachada em rosa e promove palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce para colaboradores, pacientes e acompanhantes.
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele. Em 2024, o Brasil teve estimativa de 73,6 mil novos casos. A incidência cresce após os 35 anos, com aumento significativo a partir dos 50.
Segundo a chefe do Serviço de Mastologia do HGG, Erika Silva, muitas mulheres ainda negligenciam os exames preventivos. “Toda mulher, independente da faixa etária, precisa fazer o autoexame. A partir dos 40 anos, é indicado o exame de mamografia anualmente”, orienta.
Saiba mais
Goiás oferece exames genéticos para prevenção do câncer de mama e ovário pelo SUS