Famílias de Goiânia e Aparecida recebem benefícios habitacionais

Estado entrega 2.489 cartões do Aluguel Social e 620 escrituras de regularização fundiária em Goiânia (Foto: André Saddi, Romullo Carvalho e Wesley Costa)

As duas maiores cidades de Goiás receberam, nesta quinta-feira (16/10), um novo reforço nas políticas públicas voltadas à moradia e à proteção social. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela entregaram cartões do Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social e escrituras de regularização fundiária.

Mais de 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na capital, foram entregues 2.489 cartões do Aluguel Social e 620 escrituras de regularização fundiária, em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), Goiás Social e a prefeitura.

O benefício garante R$ 350 mensais por até 18 meses a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), enquanto as escrituras representam o fim de uma espera de décadas pela segurança da casa própria.

Benefícios habitacionais

“Hoje é um dia de alegria enorme, porque estamos transformando a vida de pessoas que esperavam há muito tempo por esse momento. Isso mostra que o governo trabalha com um propósito: cuidar das pessoas, garantir dignidade e esperança a quem mais precisa”, afirmou Gracinha Caiado.

A primeira-dama destacou que os programas habitacionais integram o guarda-chuva do Goiás Social, rede que articula políticas de renda, habitação e assistência em todo o estado. “Só o Aluguel Social já alcança mais de 80 mil famílias. Somado a iniciativas como o Mães de Goiás e o Dignidade, estamos construindo uma nova história de inclusão e cidadania”, completou.

“Hoje o Governo de Goiás já atende 163 municípios com o programa Pra Ter Onde Morar e soma mais de 78 mil benefícios concedidos desde 2019. Além disso, estamos construindo mil apartamentos em Goiânia e mil em Aparecida, que serão entregues no próximo ano. São ações que reduzem o déficit habitacional e asseguram um lar digno a quem mais precisa”, afirmou Daniel Vilela.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforçou o compromisso da gestão em garantir moradia segura e estável para as famílias goianas.

“O sonho da casa própria começa com a escritura. E o Aluguel Social é o primeiro passo para isso. São benefícios que melhoram a renda, garantem estabilidade e permitem que milhares de pessoas reconstruam suas vidas com dignidade”, destacou.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lembrou que a união entre os poderes foi essencial para destravar processos que estavam parados há décadas.

“Tinha gente esperando a escritura há 30, 40 anos. Agora, com o apoio da Gracinha e do Daniel estamos resolvendo tudo. Goiânia vai entregar 40 mil escrituras, e junto com o Governo do Estado, vamos seguir fazendo história”, afirmou.

Aluguel Social

Após o evento na capital, Gracinha e Daniel entregaram mais 400 novos cartões do Aluguel Social para famílias de Aparecida de Goiânia. Durante a cerimônia, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou a expansão das políticas habitacionais em todo o estado e anunciou novos empreendimentos.

Aluguel Social conta atualmente com 23.929 benefícios ativos em Goiás (Fotos: André Saddi, Romullo Carvalho e Wesley Costa)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, destacou a importância da parceria entre o Estado e o município para ampliar o alcance das políticas sociais.

“Aparecida vive hoje um processo de transformação — não só na estrutura, mas também na cultura e na forma de governar. E o Governo de Goiás tem sido parceiro em todas as áreas. Tudo o que temos avançado aqui passa pela mão do Governo de Goiás, que tem olhado com carinho e compromisso para a nossa cidade”, afirmou Leandro Vilela.

O Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social conta atualmente com 23.929 benefícios ativos em Goiás. Desde 2019, 78.310 famílias foram atendidas, conforme levantamento da Agehab. Na área de regularização fundiária, o governo estadual já entregou 11.262 escrituras em 59 municípios, devolvendo segurança jurídica e o direito pleno à moradia para milhares de famílias.