Seds capacita servidores municipais sobre Família Acolhedora

Formação tem como objetivo aprimorar acolhimento familiar para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica no estado (Foto: Carol Costa/Seds-GO)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e o Goiás Social promoveram nestas quarta (15/10) e quinta-feira (16/10), formação para servidores municipais que atuam no serviço de Família Acolhedora.

Participaram do encontro representantes de:

  • Goiânia;
  • Aparecida de Goiânia;
  • Cristalina;
  • Silvânia;
  • São Luís de Montes Belos;
  • Anápolis;
  • Rio Verde.

A programação abordou a atuação do acolhimento familiar, suas funções e seus desdobramentos na assistência social.

O encontro contou com a participação de duas profissionais referências na área, a doutora em Serviço Social, Jane Valente, e a especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Adriana Pinheiro.

Família Acolhedora

Elas reforçaram a importância do serviço em Família Acolhedora e a divulgação estabelecendo critérios do público-alvo.

O acolhimento familiar está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e é destinado para crianças e adolescentes que precisam serem afastadas temporariamente de sua família de origem, o serviço em Família Acolhedora é uma modalidade dentro do acolhimento familiar.

De acordo com a gerente de Proteção Social de Alta Complexidade, Lilian Dayane, a formação tem sido uma troca de experiências muito positiva e proveitosa entre os participantes.

“Devido as mudanças e alterações nas equipes, organizamos a capacitação para auxiliar os recém-chegados para alinhar a forma como o trabalho com as famílias, crianças e adolescentes deve ser conduzido nos territórios sob medida protetiva de acolhimento”, afirma.