Agehab realiza primeira licitação com transmissão ao vivo pela internet

Pela primeira vez em sua história, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza uma licitação para contratação de construtoras com transmissão ao vivo pela internet, em seu canal do YouTube (Foto: Agehab)

Pela primeira vez em sua história, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza uma licitação para contratação de construtoras com transmissão ao vivo pela internet, em seu canal do YouTube. A licitação foi aberta na manhã desta sexta-feira (09/07), às 9h, com nove empresas apresentando propostas ao Edital SRP 003/2021 (Sistema de Registro de Preço), modo de disputa aberto, em sessão presencial para abertura de envelopes, na sede da Agehab, no Setor Aeroporto. O edital foi publicado no dia 14 de junho no Diário Oficial do Estado e amplamente divulgado.

O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, destaca que “a transparência dos atos administrativos” é uma determinação do governador Ronaldo Caiado, que está consolidando a cultura da ética na gestão do Estado com instituição de mecanismos que facilitam o controle externo por parte dos órgãos competentes e dos cidadãos. “Transparência é tudo na gestão pública e um direito do cidadão poder acompanhar a aplicação dos recursos e as obras que estão sendo executadas”, salienta Lucas Fernandes.

A licitação começou com credenciamento das empresas, lances e ata feita em tempo real, com transmissão pela internet para acompanhamento do público. As propostas e a documentação serão agora analisadas pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Agência para a seleção das propostas, de acordo com as regras do Edital, e o resultado publicado no Diário Oficial, assim que o processo for concluído.

A meta do Governo de Goiás, por meio da Agehab, é contratar empresas do ramo da construção civil para executar as obras de 4.450 moradias de interesse social nas 10 regiões de planejamento do Estado. A construção dessas moradias integra o recém-lançado Programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), e fazem parte de uma nova modalidade de convênio estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado para ampliar o programa de moradia de interesse social. Pelo novo sistema de parceria, o município doa o terreno urbanizado e regularizado e o Governo de Goiás banca integralmente o valor de construção das casas.

Essas casas serão doadas pelo Estado aos beneficiários, após processo de seleção pública das famílias, a custo zero, sem parcelas de financiamento. Os recursos disponibilizados para a construção dessas moradias são da ordem de R$ 395 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), vinculado à Secretaria da Economia.