Dia Internacional da Animação: governo investe na visibilidade de obras goianas

Mercado regional da animação está em ascensão (Foto: Divulgação)

No dia 28 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Animação. A data homenageia a primeira exibição pública de imagens animadas, realizada em 1892 em Paris. No Brasil, a animação vive um momento de reconhecimento dentro e fora das fronteiras. E, em Goiás, não tem sido muito diferente.

O Governo de Goiás tem contribuído para que artistas goianos ganhem visibilidade mundo afora, ao permitir que suas obras sejam realizadas via leis de incentivo à cultura.

Em Goiás, o destaque recente foi o curta Entressonho, do designer e animador Leandro Pimenta. O filme conquistou dois prêmios na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica): Melhor Curta-Metragem e o Prêmio TV Anhanguera do Cinema Goiano.

Animação em Goiás

Um nome que vem se destacando no cenário da animação em Goiás é o Província Studio. Projeto como Zé Pano e o Sopro da Vida tem contribuído para impulsionar o crescimento do audiovisual em Goiás. A animação se passa em Trapolândia. Lá, bonecos de pano ganham vida por meio de botões que representam suas almas, até que uma ameaça tecnológica rompe a harmonia do lugar.

Com direção de Iuri Araújo e direção de arte de Guilherme Araújo, o filme é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult). Para Guilherme Araújo, diretor do Província Studio, o crescimento do setor é resultado de persistência e colaboração.

Além de projetos com roteiros próprios, o Província Studio também está produzindo o curta O Conto da Lobeira. A obra acompanha a jornada de um lobo-guará em um Cerrado ameaçado pela destruição ambiental, em um alerta poético sobre a preservação. Tudo isso representado com elementos da estética do Estado.

Destaque regional

Outro nome em evidência no cenário regional é o do ilustrador e animador Renato Galhardo, que atua na adaptação da HQ Icarus. A obra é assinada pelo Pegoy Studio. O ilustrador avalia que o mercado regional de animação é bastante promissor e apresenta margens para crescimento.

“Temos um mercado pequeno, mas ascendente. Mostras como o Goiânia Mostra Curtas e o Fica, promovidas pelo Governo de Goiás, dão visibilidade à animação feita aqui. As leis de incentivo são fundamentais para viabilizar produções autorais e fortalecer o setor”, avalia.

Saiba mais

Cine Cultura exibe filmes premiados e títulos nacionais e internacionais

Cultura celebra 92 anos de Goiânia com obras e investimentos