Saúde: Secretário destaca estratégias de combate ao metanol em Goiás

O secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos, participou da 10ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nessa quarta-feira (29/10), em Brasília (DF). Durante a reunião, Rasível apresentou as ações adotadas em Goiás para proteger a população contra intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.
O encontro reuniu gestores estaduais e representantes do Ministério da Saúde, que apresentaram o panorama nacional e discutiram ações estratégicas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a prevenção de intoxicações por metanol.
Entre as medidas adotadas em Goiás contra o metanol estão:
- Fiscalização reforçada em bares e distribuidores;
- Compra preventiva de antídotos, mesmo sem registros de casos no Estado.
No encontro, também foram destacadas medidas nacionais de prevenção e orientação para os estados. Entre os temas discutidos estiveram a integração dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), com protocolos padronizados de atendimento, definição dos antídotos essenciais e estratégias de capacitação para profissionais de saúde em todo o país.
“A Secretaria de Estado da Saúde, junto com a Segurança Pública, adotou medidas rigorosas de fiscalização e controle, além de adquirir antídotos preventivamente. A prevenção é a melhor forma de proteger a população e garantir uma resposta rápida em situações de risco”, afirmou Rasível Santos.
Fortalecimento do SUS
Além do combate ao metanol, foram debatidas outras ações importantes focadas na melhoraria do SUS. O diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS/MS), Dário Júnior, apresentou o Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIINS+Saúde).
Já Carlos Amílcar, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), explicou a Portaria que unifica os recursos financeiros destinados ao custeio do componente ambulatorial e cirúrgico, medida que simplifica e agiliza o repasse de recursos aos estados.
Também foram discutidas ações para ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos oncológicos, financiar exames e procedimentos como a radioterapia, organizar a Atenção Primária em regiões mais distantes e expandir programas de atendimento médico especializado.
O encontro reforçou a cooperação entre os estados e o Ministério da Saúde, promovendo ações integradas para fortalecer o SUS e garantir atendimento rápido e eficiente à população.



