Encontro discute situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos em Goiás

Garantia de direitos da pessoa idosa é o foco do encontro do dia 14 de novembro, na Alego (Foto: SES-GO)

A Rede Estadual de Proteção, Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás promove o Encontro das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que será realizado no dia 14 de novembro, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), das 7h30 às 16h30.

O evento é realizado em parceria com o Ministério Público de Goiás, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Gerência de Vigilância Sanitária Estadual (CFMSis/GVS/Suvisast/Suvisa-GO).

O encontro vai promover a qualificação técnica e fortalecimento da gestão das ILPIS do Estado de Goiás, além de proporcionar o diálogo interinstitucional entre os diversos atores envolvidos na garantia dos direitos da pessoa idosa. O objetivo é qualificar a atuação conjunta para buscar a melhoria da gestão, do cuidado e da fiscalização das ILPIs.

O público-alvo do evento são os residentes, gestores e responsáveis técnicos das ILPIs, presidentes dos Conselhos de Direito da Pessoa Idosa Municipais e Estadual, fiscais de Vigilância Sanitária, membros do Ministério Público de Goiás, técnicos do Sistema Único de Assistência Social e do SUS.

A coordenadora de Fiscalização e Monitoramento dos Serviços de Interesse à Saúde da Suvisa/SES, Neusa Alves Pessoa, ressalta a importância da qualificação para o aprimoramento do serviço.

“Precisamos avançar no monitoramento e fiscalização das instituições que prestam esse serviço tão relevante para a sociedade, que está envelhecendo. O Sistema de Informação Estadual para ILPIs representa um avanço importante para Goiás nesse sentido”, destaca Neusa.

As inscrições para o Encontro das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) estão abertas e podem ser feitas no link: https://www.even3.com.br/encontro-das-ilpis-e-a-rede-de-protecao-a-pessoa-idosa-do-estado-de-goias-639186

Programação

O evento está programado para começar às 7h30, com um coffee break de recepção. Às 8 horas, ocorre a abertura oficial do evento, com os pronunciamentos das autoridades. Às 9 horas, Lucineia Vieira Matos apresenta a palestra sobre a atuação do Ministério Público na fiscalização e acompanhamento das ILPIs. Em seguida, às 10 horas, Tatiana de Almeida Jubé, da Anvisa, aborda a fiscalização sanitária em ILPIs, com foco na RDC 502/2021 e no Roteiro Objetivo de Avaliação (Marp/ROI/Anvisa-MS).

Das 11 horas às 11h30, haverá um intervalo para questionamentos e resolução de dúvidas, seguido pelo almoço, das 11h30 às 13 horas. A programação da tarde começa às 13 horas, com a palestra Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Yasmin Gonzaga de Freitas.

Às 13h30, Lilian Dayane de Oliveira Rodrigues, da Seds, fala sobre o acolhimento de pessoas idosas no Suas. Às 14 horas, Marta Rovery de Souza, professora da UFG, apresenta o projeto Fim de Vida e Cuidados Paliativos na Terceira Idade.

Às 14h30, Yan Guedes Ferreira, vice-presidente do Cedpi-GO, discute o olhar dos Conselhos de Direitos nas ILPIs. Às 15h20, Neusa Alves Pessoa e Juliana Batista de Noronha, da CFMSIS, apresentam o Sistema de Informação Estadual para ILPIs. Por fim, das 16 horas às 16h30, há novo espaço para questionamentos e resolução de dúvidas, o evento será encerrado às 16h30.