Goiás lidera ranking de Transparência do Tesouro Nacional pela 3ª vez

Goiás mantém liderança no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional pela terceira vez consecutiva, com 100% de pontuação e nota A em qualidade da informação contábil e fiscal. O resultado foi alcançado com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) à Secretaria da Economia.
Nesta quarta-feira (29/10), gerentes da Economia visitaram a equipe da CGE para agradecer a parceria. A visita teve como objetivo reconhecer o trabalho conjunto que garantiu a excelência na avaliação dos dados contábeis do Estado.
Participaram da visita os gerentes da Economia Cleyton José Ferreira Nunes, de Acompanhamento e Execução Contábil, e Valquíria Andrade de Souza, de Acompanhamento de Custos e Avaliação de Resultados.
Reconhecimento
“Agradecemos em especial à Elaine, por avaliar os detalhes, que fazem toda a diferença”, disse Valquíria, em referência à gerente de Análise Fiscal da CGE, Elaine de Fátima Aires. Nunes destacou a importância da integração com as redes de gestão do Estado: “As informações registradas pontualmente foram cruciais neste resultado”.
A nota máxima reforça a confiabilidade dos dados prestados à sociedade e analisados pelo Tesouro Nacional.
“Se Goiás repetisse a mesma pontuação do ano passado, que foi de 99,81%, teria ficado em segundo lugar”, disse Valquíria, ressaltando que apenas Goiás atingiu os 100%.
Para o superintendente de Gestão Integrada da CGE, Fabrício Fernando Carpaneda, o prêmio demonstra “a dedicação da equipe técnica e o compromisso do Estado com a transparência”, mesmo diante de equipes reduzidas.
O subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Weyk Wagne Gomes, destacou que o desempenho reforça a confiança da sociedade e resulta da dedicação dos contadores e técnicos da administração pública.
Excelência na informação fiscal e contábil
O superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Ednilson Lins Rodrigues, agradeceu o reconhecimento e enfatizou que o gesto valoriza o trabalho das áreas técnicas.
“Demonstra o cuidado da gestão com todo o processo, desde o tratamento dos dados até a entrega de serviços ao cidadão”.
Ranking do Tesouro Nacional
O ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional foi criado em 2020 para avaliar a precisão, integridade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Siconfi. O objetivo é estimular a melhoria contínua da qualidade das informações públicas.
Desde o início da avaliação, Goiás saiu da 19ª posição para a liderança nacional. O troféu de Estado mais transparente do Brasil foi entregue ao secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, em cerimônia realizada em Brasília, no dia 15 de setembro.



