Lideranças de SP e RJ conhecem ambientes goianos de inovação e negócios

Encontro foi realizado no Palácio das Esmeraldas (Foto: Adalberto Ruchelle)

O governador Ronaldo Caiado recebeu, na noite desta segunda-feira (03/11), um grupo de empresários e investidores de São Paulo e do Rio de Janeiro interessados em conhecer o ambiente de negócios e inovação de Goiás.

O encontro foi realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, e contou com a participação de lideranças do setor tecnológico goiano; de representantes do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), da Universidade Federal de Goiás (UFG); e da multinacional NVIDIA, referência mundial em computação de alto desempenho.

Ronaldo Caiado apresenta avanços da atual gestão nas áreas de tecnologia, inovação, educação e segurança pública (Foto: Adalberto Ruchelle)

Ambientes goianos de inovação

Durante o encontro, o governador apresentou os avanços da atual gestão nas áreas de educação, segurança pública, infraestrutura e tecnologia, ressaltando a estabilidade fiscal e o ambiente de confiança que Goiás oferece aos empreendedores.

“Nosso Estado paga em dia, tem caixa e lidera indicadores nacionais de segurança e educação. Enquanto o país ainda discute como avançar, nós já temos uma lei estadual de incentivo à Inteligência Artificial, a única do Brasil”, afirmou.

Segundo o governador, o resultado vem de uma gestão que alia rigor fiscal e segurança jurídica.

“Aqui o empresário encontra previsibilidade e respeito”, reforçou.

Encontro contou com a participação de empresários de SP e RJ (Foto: Adalberto Ruchelle)

Centro de Excelência em Inteligência Artificial

Caiado também destacou o papel da UFG e do CEIA na consolidação do estado como referência nacional em inovação.

“Temos orgulho do que o CEIA conquistou em apenas cinco anos, criando soluções que já impactam milhões de brasileiros e atraindo o interesse de empresas como a NVIDIA. Goiás é hoje o Estado que mais cresce em tecnologia no país”, completou.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, reforçou o impacto da tecnologia no equilíbrio fiscal e na imagem de Goiás.

“Quando o governador assumiu, o estado estava quebrado, com dívidas impagáveis. Hoje é exemplo de gestão e inovação, sem contrair novos empréstimos. Investimos em tecnologia, educação e segurança, e isso mudou completamente a percepção de Goiás perante o Brasil”, pontuou.

Marco

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, lembrou que a criação do CEIA em 2019 foi um marco na política de inovação goiana. Na época, foram investidos R$ 12 milhões na sua constituição.

“Naquela época, a inteligência artificial ainda não tinha o destaque de hoje. Mesmo assim, apostamos nesse potencial e criamos o primeiro curso de graduação em IA da América Latina. Além disso, também avançamos em outras frentes. Desde então, o Hub Goiás já apoiou mais de 170 startups, muitas delas voltadas para inteligência artificial”, destacou.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, reforçou que o ambiente favorável aos investimentos é reflexo direto da credibilidade do governo.

“O governador transformou Goiás no número um em segurança, saúde e educação. Esse ambiente de estabilidade atraiu novos investidores – só nas últimas 24 horas, 120 empresas manifestaram interesse em se instalar nos polos industriais do Estado”, afirmou.

Coordenador do CEIA, professor Anderson Soares lembrou a importância da parceria entre o Governo de Goiás e a UFG.

“O CEIA completou cinco anos como uma aliança de sucesso. Desenvolvemos tecnologias presentes em serviços usados por 70% da população brasileira – de streaming a aplicativos de entrega. É um orgulho ver o que foi construído com seriedade e continuidade”, afirmou.

Pioneirismo goiano

O diretor da Divisão Enterprise da NVIDIA América Latina, Márcio Aguiar, elogiou o pioneirismo de Goiás e o papel do CEIA na estratégia global da empresa.

“A NVIDIA trabalha com o Instituto de Informática da UFG há mais de uma década e o CEIA foi o primeiro centro de IA do Brasil a integrar nosso programa internacional de soberania tecnológica. Goiás está no mapa mundial da inovação”, disse.

Ao encerrar o encontro, Caiado agradeceu a presença dos empresários e reforçou sua confiança no futuro do Estado.

“O que estamos fazendo em Goiás é construir um modelo de gestão que une segurança, inovação e responsabilidade fiscal. E isso só é possível porque temos uma equipe técnica, universidades fortes e empresários que acreditam no nosso trabalho. O Brasil precisa voltar a ter rumo e Goiás mostra que é possível, com coragem, ética e trabalho.”

Saiba mais

Hub Goiás chega a Rio Verde para impulsionar inovação local

Goiás lança Epicentro da Inteligência Artificial e mira liderança nacional no setor