HGG inaugura sala de quimioterápicos e moderniza farmácia

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade do Governo de Goiás, inaugura Sala de Manipulação de Quimioterápicos e adota dispensários eletrônicos para a retirada do medicamento no Serviço de Assistência Farmacêutica do HGG.
A nova estrutura reforça o atendimento a pacientes submetidos a tratamentos oncológicos e ao transplante de medula óssea, ampliando a capacidade técnica e científica da unidade.
Os investimentos em tecnologia somam cerca de R$ 1,3 milhão, aplicados em equipamentos de ponta para ampliar a eficiência e a segurança dos procedimentos. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a importância da modernização tecnológica no HGG.
“Os dispensários eletrônicos permitem à equipe de enfermagem retirar o medicamento prescrito em segundos. Já a construção da Sala de Manipulação de Quimioterápicos possibilita ao profissional preparar os medicamentos antineoplásicos com total segurança e controle”, afirmou.
O gerente da Farmácia do HGG, André Cândido, ressaltou a aplicação dos investimentos em tecnologia.
“O palmtop elimina a necessidade de impressão das prescrições. Após a triagem do farmacêutico, as informações ficam disponíveis no dispositivo, que faz a leitura dos códigos de barras e registra automaticamente a dispensação em nome do paciente. Isso garante 100% de rastreabilidade e segurança em todo o processo”, completou.
A gerente de Assistência Farmacêutica da SES, Gysella Santana, destacou o impacto do avanço para toda a rede estadual.
“É um orgulho presenciar esse salto tecnológico em uma unidade do SUS. O HGG evoluiu tanto nos processos quanto na tecnologia aplicada, valorizando os profissionais e aprimorando o atendimento clínico. Essa experiência serve de exemplo para as demais unidades da rede estadual, mostrando que é possível replicar esse modelo de excelência”, enfatizou.
Para a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Lorena Bahia, o HGG é referência no cumprimento das normas sanitárias e no uso de tecnologia a serviço da segurança do paciente.
“O HGG ganhou muito com os serviços farmacêuticos e clínicos implantados. Com essa nova etapa da manipulação de quimioterapia, o hospital passa a oferecer assistência completa, sem necessidade de encaminhamento para outras unidades”, ressaltou.
Sala de Manipulação de Quimioterápicos
A Sala de Manipulação de Quimioterápicos é composta por uma câmara de conservação de medicamentos refrigerados; área de higienização; área de manipulação; e uma cabine de segurança biológica, onde são preparadas as bolsas de medicamentos, individualizada para cada pessoa.
O fluxo de circulação de pessoas é realizado por meio de portas com travamento automático, não sendo possível abrir duas portas ao mesmo tempo. Da mesma forma, ocorre o travamento de portas quando da passagem de medicamentos.
As cabines de passagem são usadas para deslocamento dos materiais que serão usados para a manipulação das substâncias da sala administrativa para a de higienização.
Para acessar o ambiente onde os quimioterápicos são manipulados, é preciso passar por uma sala de paramentação, onde há equipamentos como lava-olhos e chuveiro de emergência.
No espaço, os profissionais colocam os equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como o uso luvas, macacão impermeável, máscara de proteção para agentes químicos, e demais EPIs que vão garantir a segurança dos profissionais e evitar contaminação dos remédios.



