Educação promove formação a 360 professores de Educação Física de toda rede
Encontro foi transmitido via YouTube (Foto: Seduc)
A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) promoveu esta semana uma formação direcionada aos professores de Educação Física da rede pública estadual. O evento reuniu 360 docentes no Auditório Ipê, em Goiânia, e foi transmitido ao vivo pelo canal da Seduc/GO no YouTube (assista ao final).
Durante todo o dia, os professores participaram de palestras, minicursos e oficinas práticas, com o objetivo de aprimorar as aulas teóricas e práticas de Educação Física nas salas de aula.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância de momentos como esse para fortalecer os vínculos entre os educadores e suas trocas de experiências.
“Hoje é um dia de formação, mas, principalmente, de troca. É quando a gente mais aprende, ouvindo e compartilhando experiências com quem vive a mesma realidade. O palestrante traz conhecimento, mas é o diálogo entre professores que faz a diferença para ser colocado em prática”, afirmou.
Fátima Gavioli: “Hoje é um dia de formação, mas, principalmente, de troca.” (Foto: Seduc)
A formação abordou temas essenciais como:
Diretrizes da disciplina;
Papel pedagógico do esporte;
Impacto da Educação Física nas avaliações externas;
Importância do engajamento docente na unidade escolar.
Além das atividades, os participantes puderam escolher oficinas como:
‘Do Brincar ao Competir: o Caminho do Movimento’;
‘Educação Física na Sala de Aula’; ‘Educação Física no Atletismo’
‘Ciberdança: Danças Urbanas e Tecnologia na Escola’.
Todas mostram que a disciplina pode se conectar a diferentes linguagens e contextos contemporâneos. Os professores participaram de oficinas práticas especializadas, com cinco opções temáticas, a fim de reforçar a importância da troca de experiencias e da inovação nas aulas.
(Foto: Seduc)
O doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, Jairo Teixeira Júnior, que foi um dos palestrantes convidados, abordou o tema Fisiologia Escolar. Ele reforçou o papel humano e motivador do professor.
“Mais do que ensinar técnicas, é preciso inspirar o estudante a se movimentar, participar e enxergar o valor da Educação Física no seu dia a dia. Fazer o básico bem-feito é o primeiro passo para transformar a vida de cada estudante”, pontuou.