Cultura movimenta fim de semana com programação diversificada

Com opções que vão do cinema às artes visuais, o público encontra atrações gratuitas em espaços da capital e do interior (Foto: Secult Goiás)

A agenda cultural preparada pela Secretaria da Cultura (Secult Goiás) promete movimentar o fim de semana em diversas regiões do estado. Com opções que vão do cinema às artes visuais, o público encontra atrações gratuitas em espaços da capital e do interior.

No Cine Cultura, a estreia da vez é “Incêndios”, filme que revelou o diretor Dennis Villeneuve (Duna, A Chegada) e que volta aos cinemas após 15 anos para comemorar seu aniversário com uma nova versão em 4K.

Além dele, outro destaque é “O Agente Secreto”, longa de Kleber Mendonça Filho cotado como o representante brasileiro no Oscar 2025. Outras cinco produções seguem em cartaz, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), pagos via Pix ou em dinheiro.

E tem novidade na Vila Cultural Cora Coralina: na quinta-feira (13), foram inauguradas duas exposições: “Depois do Sol”, de Renato Reno, e “Carne e Pedra”, de Carlos Monaretta, ambas em exibição até o dia 14 de dezembro. Enquanto Reno apresenta desenhos abstratos com técnicas mistas que exploram cor, linha e gesto, Monaretta propõe uma reflexão crítica sobre o urbano com esculturas e instalações feitas de objetos descartados.

Além das duas exposições, a mostra coletiva “Caminhos de Terra e Vento” segue aberta até 7 de dezembro na Grande Sala da Vila Cultural. Com curadoria de Dayalis González Perdomo e Aguinaldo Coelho, a mostra celebra o intercâmbio entre a arte contemporânea de Goiás e a Coleção Rodríguez, do Museum of Contemporary Art of the Americas (Miami).

No Centro Cultural Octo Marques também tem novidades: as exposições “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás” e “O Sertão é o Nosso Centro”, inauguradas na última quarta-feira (12). 

A primeira mostra reúne cinco artistas visuais que desafiam estruturas de apagamento e reafirmam o protagonismo feminino. Já a segunda coletiva reúne instalações, vídeos, pinturas e objetos que traduzem o cotidiano, a ancestralidade e a força estética do sertão como território de criação e resistência. Ambas as exposições estão em exibição até o dia 1º de fevereiro de 2026.

Interior também recebe programação especial

O Cine Ferroviário, no Museu Ferroviário de Pires do Rio, exibe dois filmes neste fim de semana: “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes, que retrata parte da turnê de despedida do artista Milton Nascimento; e “Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil”, de João Amorim, uma divertida viagem pelo Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. A entrada é gratuita.

Com atividades gratuitas, a Secult Goiás reforça sua proposta de democratizar o acesso à cultura e valorizar a diversidade artística do estado por meio de cinema, exposições e experiências educativas para todos os públicos.