Professores do programa GO English passam por capacitação

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) realizou o encontro de alinhamento com os 37 professores da rede estadual selecionados para participar do intercâmbio internacional do programa GO English, na última sexta-feira (14/11). O intercâmbio será para Londres, dos dias 6 a 16 de dezembro.
A formação é considerada um marco na internacionalização da carreira docente em Goiás e integra as ações do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).
Formação
Durante todo o dia, os participantes receberam orientações detalhadas sobre:
- Organização pré-viagem;
- Logística;
- Procedimentos de embarque;
- Documentação;
- Segurança;
- Comunicação no exterior;
- Uso dos aplicativos da escola internacional responsável pela formação.
Também foram repassadas instruções sobre a chegada a Londres, transferência ao local de hospedagem, alimentação, rotina de estudos e atividades culturais.
Além das orientações, todos os professores receberam o uniforme oficial da comitiva, composto por conjunto de agasalho completo, e contarão com um auxílio financeiro de 1.500 euros para uso durante o período de imersão.
O encontro marcou a última etapa preparatória antes do embarque da delegação, que passará por uma semana de formação intensiva voltada ao desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa e ao contato direto com práticas pedagógicas adotadas no Reino Unido.
Processo de seleção rigoroso
A professora Rita de Cássia Ferreira, uma das selecionadas, destacou a relevância histórica da iniciativa.
“Essa oportunidade é única. A rede estadual nunca havia oferecido uma capacitação desse nível. Para nós, professores de Língua Inglesa, vivenciar a cultura e o idioma no país de origem faz toda a diferença. Essa imersão qualifica nossa prática e nos permite devolver aos alunos uma aprendizagem muito mais viva, autêntica e significativa.”
Rita também ressaltou o rigor do processo de seleção e preparação.
“Muitos professores já vinham estudando na plataforma antes mesmo de saber que isso contaria pontos e esse esforço fez diferença. Tivemos o engajamento dos alunos, a prova de proficiência bastante exigente e agora chegamos ao encontro final para ajustar tudo antes da viagem.”
Práticas inovadoras
A professora acredita que a experiência internacional ampliará o repertório metodológico da equipe e fortalecerá práticas inovadoras na rede.
“Espero retornar com novas metodologias ativas e ideias de projetos culturais e interdisciplinares. A imersão certamente vai ampliar nossa visão de ensino e trazer possibilidades mais dinâmicas para envolver os estudantes com a língua inglesa.”
Ao avaliar a política pública que possibilitou o intercâmbio, ela enfatizou o impacto da gestão da Seduc na valorização da formação docente.
“Como professora há mais de 25 anos, vejo na gestão da professora Fátima Gavioli uma visão de futuro que nunca tivemos. Hoje, alunos e professores têm ferramentas reais para aprender inglês e transformar essa competência em oportunidade. Essa política consolida Goiás como referência nacional em educação.”
Saiba mais
Educação implementa programa internacional na rede estadual de ensino



