Política Estadual de Humanização transforma o cuidado em Goiás

A nova Política Estadual de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi lançada nesta segunda-feira (17/11), no Auditório da Escola de Saúde, em Goiânia. A proposta marca uma virada na forma de cuidar em saúde, promovendo dignidade, respeito e acolhimento entre usuários, profissionais e gestores.
O secretário da Saúde, Rasível Santos, explicou que a humanização vai além do bom atendimento.
“É uma política para cuidar dos usuários, dos pacientes e da qualidade, respeitando valores, preferências e as diferenças, com cuidado, acolhimento e organização”, afirmou.
Cultura do cuidado ganha força com a nova política
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luciano Carvalho, destacou o impacto prático da nova diretriz.
“Com a Política Estadual de Humanização, orientamos todos os profissionais, das unidades estaduais e municipais, para prestar um atendimento técnico, humanizado e que melhore a experiência do paciente”, disse.
A nova política também fortalece práticas já consolidadas em unidades como o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).
“Temos ações voltadas ao usuário e ao colaborador, que trazem diferencial na assistência. A implantação da política da SES e da PNH amplia e consolida essa cultura”, explicou a diretora Rogéria Cassiano.
Segundo a gerente de Humanização da SES, Maria Salette Batista Paulino, a proposta vai além do acolhimento.
“Humanização é uma ferramenta de gestão que olha para todos os atores do cuidado. Vai muito além do carinho: é organização, participação e corresponsabilidade”, pontuou.
Curso
A Secretaria da Saúde de Goiás oferece um curso de capacitação sobre a Política Nacional de Humanização (PNH). A formação é totalmente on-line, autoinstrucional e tem carga horária de 60 horas.
A iniciativa integra a Política Estadual de Humanização. O objetivo é qualificar profissionais de saúde para aprimorar a compreensão da PNH, fortalecendo a qualidade do cuidado e das relações interpessoais no serviço público.
O curso é aberto a profissionais de saúde, estudantes, representantes do controle social e ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site educa.saude.go.gov.br.
Para participar, basta realizar o cadastro no AVA Educa Saúde, aguardar o e-mail de confirmação, acessar a plataforma com o CPF como login e a senha enviada, e, então, fazer a autoinscrição no curso.



