Laboratório Móvel da Saneago garante transparência e economia

Os grandes clientes da Saneago em Goiânia e Aparecida de Goiânia contam com um serviço personalizado para verificar a precisão dos medidores de altas capacidades: a Bancada Móvel de Aferição de Hidrômetros.
Caso um grande cliente – como shoppings, hospitais e condomínios – queira certificar que a medição realizada pelo hidrômetro está correta, basta solicita o serviço junto à unidade especializada no atendimento de grandes clientes da Saneago, pelo 0800 645 0116.
Após o agendamento, uma equipe vai ao local com veículo equipado especialmente para verificar a precisão dos medidores com vazão de 7, 10, 20 e 30 m³ por hora ou do modelo DN 50 mm.
Laboratório Móvel
Como um laboratório sobre rodas, a bancada é composta por instrumentos de precisão, como um tanque de água com volume fixo, uma bomba de água, um medidor de vazão e um conjunto de hidrômetros para teste.
Na presença do solicitante, os técnicos da Saneago retiram o medidor da ligação do cliente e colocam outro de idêntica capacidade no lugar. O hidrômetro a ser testado, por sua vez, é instalado na tubulação que liga o tanque de água à bomba da bancada.
Os resultados da aferição são comparados com os valores registrados pelo hidrômetro, permitindo a determinação da precisão do instrumento.
Se, em relação aos parâmetros normativos, o hidrômetro retirado para teste estiver reprovado, permanece o medidor que foi instalado no padrão do cliente em substituição. Já caso o hidrômetro esteja aprovado, ele é reinstalado/devolvido ao cavalete do usuário.
Comodidade e economia
A verificação in loco evita trocas desnecessárias de equipamento, garantindo que o hidrômetro somente seja substituído quando imprescindível, promovendo economia de recursos para a Companhia e para o cliente.
A data e horário da aferição são previamente agendados pela Saneago, em comum acordo com o cliente.
De acordo com Eugênio Medeiros, supervisor de micromedição da Saneago, “o principal benefício do serviço é a comodidade proporcionada ao cliente, que não precisa se deslocar até o laboratório da Saneago, resultando em economia de tempo e redução de custos com transporte”.
Com agilidade e transparência, ao final da medição, o técnico da Companhia entrega ao cliente um comunicado oficial contendo o resultado da aferição, a data, o local e as informações do hidrômetro. O documento é, então, assinado pelo cliente que acompanhou todo o procedimento.
Além da medição
A procura pelo serviço vem aumentando. Em 2022, foram realizados 141 atendimentos com a Bancada Móvel, totalizando uma média de três por semana. Em 2024, foram 177 atendimentos. E, com 150 atendimentos já realizados até o final de outubro, o ano de 2025 registra uma média crescente de quatro atendimentos por semana.
No momento da aferição, a equipe da Saneago aproveita para ir além do teste, orientando o cliente quanto ao consumo adequado de água e esclarecendo eventuais dúvidas sobre o funcionamento do medidor.



