Escolas do Futuro levam inovação e cultura maker à Campus Party

Proposta é mostrar como a educação tecnológica transforma realidades e impulsiona o protagonismo goiano no cenário da criatividade e da inteligência artificial (Foto: Divulgação)

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) marca presença na quinta edição da Campus Party Goiás, de 19 a 23 de novembro, no estacionamento do Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. No estande do Governo de Goiás, a EFG reforça o compromisso do Estado com inovação, tecnologia e formação profissional, alinhadas ao tema oficial desta edição: “Inteligência Artificial aplicada ao dia a dia”.

A proposta é mostrar como a educação tecnológica transforma realidades e impulsiona o protagonismo goiano no cenário da criatividade e da inteligência artificial.

Campus Party

Durante os cinco dias de evento, cada Escola do Futuro leva ao público experiências práticas que refletem seus projetos pedagógicos e a produção dos estudantes. A EFG Basileu França apresenta intervenções artísticas como a Pintura do Painel Coletivo de Artes Visuais, enquanto a EFG Sarah Kubitschek, de Santo Antônio do Descoberto, compartilha soluções inovadoras, como o Drone Dispersor de Sementes e o Mapa Sensorial.

Já a EFG José Luiz Bittencourt, de Goiânia, leva ao público projetos que aproximam criatividade e acessibilidade, como os Jogos de Descompressão e o robô Billy Byte Strix. A EFG Paulo Renato de Souza, de Valparaíso, participa com oficinas como Traços da Alma, enquanto a EFG Raul Brandão, de Mineiros, apresenta soluções aplicadas, como a Prótese com Impressão 3D.

Entre as ações está a participação da EFG Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, que assume a curadoria completa do Palco Maker com uma programação diária de palestras e workshops sobre tecnologia, sustentabilidade, inovação e cultura maker.

A comunidade Drone Soccer Go, vinculada à escola, também terá um espaço próprio com simuladores de pilotagem e demonstrações da construção dos drones utilizados pelos estudantes. No palco, alunos e professores participam de debates sobre o impacto da cultura maker na formação profissional e no desenvolvimento de projetos inovadores.

Além disso, Cleudo Edson Alves Rodrigues, professor e coordenador do Grupo de Cultura Maker e Extensão de Drones, vai ministrar a palestra “O uso de drones como ferramenta pedagógica para a redução da evasão escolar”, no palco Petrobras, no dia 21.

Assim, a presença das Escolas do Futuro na Campus Party evidencia como criatividade, educação e tecnologia caminham juntas para impulsionar o desenvolvimento inovador de Goiás.

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio CETT/UFG.