Fórum Goiás-Espanha busca atrair investimentos e fomentar negócios inovadores

Um novo encontro será agendado pelos parceiros, com o propósito de apresentação das contrapartidas dos parceiros espanhóis em resposta às exposições que serão feitas pelos representantes do governo de Goiás

Representantes do Governo de Goiás vão apresentar as potencialidades do Estado com foco em inovação a integrantes do governo espanhol e empresários da iniciativa privada no dia 21 de julho, durante o Fórum Goiás-Espanha, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O evento será realizado online, pelo canal da Sedi no YouTube, às 11 horas.

“A Espanha tornou-se, de 2018 para cá, a terceira maior compradora dos nossos produtos, principalmente de minérios, como o sulfeto de cobre e o ferro-níquel, também a soja e o milho. Esse evento será voltado à ampliação de oportunidades de negócios com esse importante parceiro no nosso Estado, mas com foco em parcerias que incluam a inovação”, especifica o gerente de Comércio Exterior da Sedi, Marcos Dias, que será moderador no evento.

De acordo com Dias, interessa ao Estado, que importa da Espanha principalmente adubos/fertilizantes e insumos para produção de medicamentos destinados ao polo farmacêutico, “desenvolver relações comerciais de bases tecnológicas com vistas a incrementar nossa matriz econômica. Para isso, vamos investir esforços de forma a atrair para o parque industrial goiano indústrias com potencial inovador”.

Pelo Governo de Goiás, participam o vice-governador de Goiás Lincoln Tejota, os secretários titulares da Sedi, Marcio Cesar Pereira, e da Indústria e Comércio, José Vitti, além do staff da área de comércio exterior das duas pastas. Do lado espanhol, o representante Narciso Casado, secretário permanente do Conselho Empresarial Ibero-americano (Ceib) e diretor-geral da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (Ceoe), e Maria Paz, diretora-geral de Comércio Internacional e Investimentos do Ministério de Indústria, Comércio e Turismo da Espanha.

Para completar o ciclo de proposições de bases inovadoras, a Sedi irá ressaltar a relevância do Centro de Excelência e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia), polo da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação (Embrapii) e do Centro de Excelência em Agricultura e em Agro Exponencial (Ceagro), associado à Internet 5G e que vai permitir o desenvolvimento de soluções para a agricultura de precisão.

Um novo encontro do Fórum Goiás-Espanha já está sendo agendado pelos parceiros, com o propósito de apresentação das contrapartidas dos parceiros espanhóis em resposta às exposições que serão feitas pelos representantes do governo de Goiás neste primeiro evento.