Encontro aborda estratégias para novo sistema tributário

Com participantes de todo o país, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (26/11), em Goiânia, o 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). O evento reúne cerca de 200 auditores fiscais e técnicos de municípios, estados e Distrito Federal que atuam na administração tributária e na área de tecnologia da informação.
Os representantes debatem o novo ciclo da tributação com a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), cujos testes começam em janeiro de 2026. O secretário da Economia de Goiás, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, ressaltou que a prioridade é evitar que o novo modelo repita problemas do sistema atual.
Sistema tributário
“Não podemos criar, no âmbito do IBS, a mesma complexidade existente no ICMS. Cabe às administrações tributárias desenvolver um modelo que traga eficiência às empresas, simplifique processos e facilite a relação entre contribuinte e Fisco”, afirmou.
O secretário também ressaltou os desafios da transição, lembrando que a diversidade econômica e territorial do país exige soluções simples e funcionais para o IBS.
“Goiás está atento a essa mudança e participa ativamente dos grupos de trabalho, com o empenho dos nossos auditores na construção dessas soluções”, pontuou Sérvulo Nogueira.
O coordenador-Geral do ENCAT, Luiz Dias, afirmou que a transição entre o sistema atual e o novo será outro ponto de atenção.
“Nós, estados e municípios, estamos preparados para esse momento. Tudo feito com muita tranquilidade, sem criar pânico nos contribuintes, com diálogo contínuo para a implementação das novas soluções, porque sabemos que o grande ganho dessa reforma será a simplificação para os contribuintes”.
Ele explicou que a cooperação entre os entes federativos no Encat, que é o maior fórum de inovação de administrações tributárias do Brasil, é essencial nesse processo.
Para a secretária-Adjunta da Secretaria da Economia de Goiás, Renata Lacerda Noleto, o Encat “assume a missão de nos fortalecer com uma agenda nacional”. O subsecretário da Receita Estadual de Goiás, Wayser Luiz Pereira, complementou que a missão é aplicar a nova legislação, colocando os sistemas em produção. Ele agradeceu a participação e o engajamento de todos na busca de soluções e troca de experiências.
Durante a manhã, o vice-presidente da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Rubens Roriz, também apresentou o 10º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que será realizado em Belo Horizonte (MG), em 2026.
Sobre o Encat
Coordenado pela Secretaria da Economia de Goiás, o 80º Encat segue até quinta-feira (27/11), com painéis, palestras e debates para o intercâmbio de boas práticas na administração tributária. As discussões ocorrem no World Trade Center Goiânia.
A programação completa está disponível em https://goias.gov.br/economia/encat/.



