Educação conquista 1º lugar em prêmio de descarte correto de lixo eletrônico

Seduc recolheu 93,2 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu o 2º Fórum Sukatech: recondicionamento de eletrônicos, que reuniu secretarias estaduais, gestores e especialistas da região Centro-Oeste, para o compartilhamento de boas práticas de logística reversa e gestão sustentável de resíduos sólidos.

Durante o evento, foi realizada a premiação dos órgãos públicos de Goiás que mais promoveram o recolhimento de lixo eletrônico, com vistas ao desfazimento adequado e à sustentabilidade socioambiental na gestão desses resíduos.

Ranking do prêmio

A Secretaria da Educação (Seduc) foi a grande vencedora com a marca de 93,2 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis recolhidos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) alcançou o 2º lugar com o recolhimento de 49,6 toneladas e a Secretaria da Saúde (SES) ficou em 3º lugar com 48,1 toneladas de equipamentos recolhidos.

Com o recolhimento, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Secti recondiciona os equipamentos que são doados a  instituições públicas filantrópicas por meio do Programa Goiás Social.

Sukatech recolhe quase mil toneladas de eletroeletrônicos

Programa Sukatech

Implantado pelo Governo de Goiás em 2020, o programa Sukatech é uma iniciativa que reúne várias secretarias estaduais para a promoção do descarte correto e sustentável de equipamentos, materiais e bens de Informática da administração pública.

AGR doa mais de 200 equipamentos eletrônicos ao Sukatech

HDT doa equipamentos tecnológicos ao Sukatech

Somados a outras coletas, já são:

  • Mais de 970 toneladas de equipamentos recolhidos;
  • 2,3 mil pessoas capacitadas em cursos de Robótica, Informática Básica e Manutenção de Computadores e de Celulares
  • Doação de 2,3 mil computadores recondicionados.

Goiás Social certifica 225 alunos em cursos de tecnologia e artes