Governo conclui pavimentação da GO-108 que leva à Terra Ronca

Goinfra promove etapa final das obras, com sinalização da via (Foto: Goinfra)

O Governo de Goiás prevê concluir, ainda em dezembro, as obras de pavimentação de 38 quilômetros da GO-108, que ligam o município de Guarani de Goiás ao Parque Estadual de Terra Ronca. Conduzida pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a obra está na fase final de execução e implantação de sinalização viária num trecho de 600 metros, já dentro da reserva ambiental.

A implantação asfáltica – bastante aguardada pela população do nordeste goiano – vai impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região. A rodovia recebeu uma ciclovia em toda a sua extensão.

“Essa pavimentação era um desejo nosso e da população dessa região. É asfalto de qualidade com essa solução ambientalmente correta de paver até o Parque de Terra Ronca. E a ciclovia, além de muito bonita, é essencial para o tráfego de moradores e turistas que desejam chegar ao parque de bicicleta”, explica o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Ciclistas já aproveitam a disponibilidade da ciclovia para passeios contemplativos e exercícios (Foto: Goinfra)

GO-108

As obras da GO-108 chamam atenção por duas novidades implementadas no trecho pavimentado: uma ciclovia em toda sua extensão, com 31 mil metros de guardrail (guarda-corpo) ou defensa metálica, para proteger motoristas e ciclistas de acidentes. Outro detalhe são oito quilômetros da pista executados em blocos de concreto, tipo paver, solução mais sustentável que o asfalto tradicional, dentro da área do Parque Estadual de Terra Ronca.

Oito quilômetros da pista dentro do Parque Estadual foram executados com blocos de concreto, por ser uma solução mais sustentável (Foto: Goinfra)

A ciclovia já se transformou numa atração turística da região. Mesmo antes da conclusão total das obras, moradores e visitantes a utilizam em passeios ciclísticos nos 38 quilômetros recém-pavimentados. O lavador de carros Dilson Alves dos Santos Costa, morador de Guarani de Goiás, é um adepto do ciclismo e já circulou algumas vezes pela ciclovia com sua bike.

“Essa ciclovia, para nós, foi uma riqueza. Antigamente aqui era só pedra, não tinha nenhum acostamento. Agora temos mais segurança e estamos muito felizes”, destacou.

A opinião é compartilhada pelo Wacks Jr.

“Pra gente, que é amante do mountain bike, facilita bastante. Era muito difícil, agora é sombra e água fresca”, reforçou o gerente de drogaria.

Parque Estadual Terra Ronca

O parque é um local de preservação da flora, da fauna, de mananciais e de áreas de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas, assim como a proteção de sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística. Ainda abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul, com cavernas, grutas e colinas.

No Parque Estadual de Terra Ronca também são encontradas fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola e espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. Os turistas têm a oportunidade de ver de perto a beleza de cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas.

Saiba mais

GO-184 tem restauração asfáltica concluída