Goiás Social abre mais uma edição em Itaberaí

Nesta quarta, os atendimentos do Goiás Social serão realizados até às 17h. Na quinta-feira, o espaço segue aberto ao público das 8h às 12h. (Foto: Hegon Corrêa e Jota Eurípedes)

A caravana do Goiás Social desembarcou nesta quarta-feira (3/12) em Itaberaí, a 100 quilômetros de Goiânia, e segue até quinta-feira (4/12) com o objetivo de oferecer serviços essenciais do governo estadual.

Logo cedo, o público lotou a estrutura montada no Melissa Park, tradicional palco da Festa de Peão, para acompanhar a abertura oficial do evento, conduzida pela coordenadora do programa, a primeira-dama Gracinha Caiado.

Em discurso, Gracinha afirmou que a força do agronegócio deve aparecer no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É uma alegria enorme estar em Itaberaí com o Goiás Social, o maior programa de superação da pobreza do país. Ele leva oportunidades e resultados concretos, que é o que a população realmente precisa. É por isso que levamos toda a estrutura a cada região do estado”, afirmou a primeira-dama.

O vice-governador Daniel Vilela também compareceu à abertura e definiu a estrutura física do Goiás Social em Itaberaí como uma das maiores que já viu. “Nosso estado é, hoje, o que mais recebe pessoas de outras regiões em busca de uma vida melhor. Não adianta termos grandes indústrias se não tivermos um povo feliz, com necessidades básicas atendidas”.

Goiás Social e Aluguel Social

Em Itaberaí, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) concedeu 157 benefícios do Aluguel Social e 50 escrituras de casas a custo zero. Foram entregues ainda 130 cartões do Mães de Goiás, 14 cartões do Dignidade, 18 cartões do Goiás Por Elas, dois cartões do Aprendiz do Futuro, além de 56 cartões do recém-lançado Goiás + Inclusivo, todas iniciativas geridas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

“Quando começou, o Goiás Social era uma tenda pequena, mas foi crescendo. Hoje, se transformou e é reconhecido como o maior programa social do Brasil, admirado por dar acesso a benefícios para todos”, explicou o titular da Seds, Wellington Matos.

Outras 16 pastas e entidades da gestão estadual estão com serviços disponíveis à população de forma gratuita. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-GO) também atuam no Goiás Social, bem como a Prefeitura de Itaberaí, que disponibiliza equipes para a regularização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), plataforma que credencia pessoas a receberem benefícios sociais.

A prefeita Rita de Cássia afirmou que espera cerca de 10 mil atendimentos a serem realizados nos dois dias de funcionamento.

Oportunidade

Cuidando de casa e de uma criança de um ano e sete meses, Regina da Cruz Carrilho, de 43 anos, foi até o Melissa Park para receber seu cartão do Mães de Goiás. A política pública estadual concede R$ 300 para mulheres com filhas ou filhos de zero a seis anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

“Esse benefício vai me ajudar muito. Já vou sair daqui e fazer as compras de casa. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Nesta quarta, os atendimentos do Goiás Social serão realizados até às 17h. Na quinta-feira, o espaço segue aberto ao público das 8h às 12h.