Emater Goiás conclui imersão em inovação agrícola em Israel

A Emater Goiás concluiu a imersão em inovação agrícola promovida no território de Israel na última semana. A experiência promoveu uma imersão em centros de pesquisa e experiências de referência mundial em produção intensiva, gestão hídrica e inovação aplicada ao agro. Representando o presidente da Emater Goiás e toda a comitiva em Israel, o chefe de Gabinete da Emater, Edilson Alencar, reforçou a importância do intercâmbio internacional.
“A jornada com a Mashav em Israel foi muito além de uma capacitação técnica, foi uma imersão em conhecimento, cultura e inovação. Voltamos para Goiás mais preparados, inspirados e profundamente gratos por cada aprendizado e parceria construimos durante o curso”, destacou.
Comitiva da Emater participa de curso de tecnologias produtivas em Israel
Imersão em inovação agrícola
Durante a última semana da visita técnica, a programação avançou pelas regiões do Vale do Jezreel e das Colinas do Golã, onde o grupo conheceu sistemas modernos de produção de leite, tecnologias avançadas de monitoramento zootécnico e modelos de gestão integrada da água, essenciais para a sustentabilidade agrícola em áreas de clima desafiador.
A comitiva também visitou o Centro de Inovação Agrícola do Golã e diferentes kibutzim, onde foi possível observar, na prática, modelos que integram agricultura, indústria, pesquisa e agroturismo. A agenda incluiu ainda uma imersão histórica na cidade de Jerusalém, com visitas ao Museu do Holocausto e à Cidade Velha, proporcionando um entendimento mais amplo da cultura, da história e da formação do país.
As atividades técnicas foram finalizadas no Centro de Capacitação do MATC, com palestras sobre projetos de irrigação tecnificada e soluções de alta eficiência para uso racional da água. Em seguida, no Kibutz Gaash, o grupo acompanhou uma visita técnica a um pomar de abacate para conhecer de perto as tecnologias aplicadas ao cultivo da fruta, desde o manejo até o uso de sensores e sistemas de precisão.
No último dia, foi realizada a cerimônia de encerramento e a entrega dos certificados aos integrantes da comitiva. O evento contou com a presença da embaixadora e chefe adjunta da Mashav, Irit Savion Waidergorn, e do secretário da Embaixada do Brasil em Israel, Carlos Zimmerman, que acompanharam toda a solenidade e realizaram a entrega dos certificados a cada participante.
Encerrando a missão oficial, a comitiva foi recebida na Embaixada do Brasil em Israel, em Tel Aviv, em uma agenda institucional que reforçou o intercâmbio entre os países e o compromisso de ampliar parcerias em inovação, agricultura e desenvolvimento rural.
“Israel nos mostrou que, mesmo diante das condições mais adversas, foi possível transformar escassez em oportunidade. Com tecnologia e gestão eficiente, eles reaproveitam cada gota de água. É uma lição poderosa para nós, que temos recursos naturais, mas ainda enfrentamos desafios econômicos, sociais e culturais que precisamos superar para alcançar uma produção mais eficiente e sustentável”, ressaltou o técnico da Emater Goiás da unidade local de Águas Lindas, Daniel Pereira.



