Saúde celebra certificação nacional de eliminação de transmissão vertical de HIV

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) celebrou, nesta quarta-feira (03/12), a certificação nacional de Caldas Novas, Senador Canedo e Rio Verde por seus avanços na eliminação da transmissão vertical de HIV e outras infecções.
O reconhecimento foi entregue durante a Cerimônia de Certificação Subnacional, realizada no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF).
A conquista marca mais um resultado da estratégia técnica desenvolvida pela SES para apoiar e qualificar os municípios goianos. Atualmente, Goiás possui 16 municípios elegíveis ao processo de certificação — aqueles com mais de 100 mil habitantes — e 60% deles já conquistaram selos nacionais, posicionando o estado como referência no país.
Certificação nacional
A estratégia da SES-GO para apoiar os municípios inclui uma Comissão Técnica Especializada, criada por portaria em 2022, responsável por acompanhar todo o processo de certificação. A equipe estadual atua na:
- Qualificação dos dados;
- Construção de relatórios;
- Capacitação das equipes;
- Orientação em todos os eixos exigidos pelo Ministério da Saúde, garantindo assim que os municípios estejam aptos para a avaliação da comissão nacional.
Como resultado direto dessa metodologia, Caldas Novas e Senador Canedo receberam o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação do HIV, reconhecimento que demonstra o compromisso local com políticas de prevenção e cuidado materno-infantil.
Já Rio Verde se destacou ao conquistar o Título de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, a mais alta certificação do programa, comprovando o cumprimento dos critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com os novos selos, Goiás reafirma seu protagonismo nacional na eliminação da transmissão vertical de doenças e fortalece o compromisso com a saúde materno infantil.
Repercussão
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a conquista demonstra que eliminar doenças é possível quando há esforço conjunto e políticas contínuas.
“Eu não vou descansar enquanto o Brasil, que já alcançou a eliminação da transmissão vertical do HIV em alguns municípios, não eliminar também a transmissão vertical da sífilis em todo o país”, afirmou.
A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-GO, Cristina Laval, ressaltou o impacto do trabalho integrado entre estado e municípios.
“Esse resultado é fruto de um trabalho construído a muitas mãos, entre equipes municipais e a equipe estadual. Cada município que avança nesse processo contribui para que o Brasil também alcance a eliminação dessas doenças. Hoje é um dia de orgulho e de celebração para Goiás”, avaliou.
O secretário municipal de Saúde de Rio Verde, Thiago Souza, reforçou que a certificação máxima conquistada pelo município reflete uma atuação conjunta da rede local.
“Foi um processo árduo, intenso, e que hoje nos traz a alegria dessa conquista tão importante para o município. A integração entre Atenção Primária, rede especializada, Serviço de Atendimento Especializado – SAE/CTA e a comunidade foi essencial”, declarou.
Saiba mais
Dezembro Vermelho: HDT fará distribuição de autotestes de HIV no Araguaia Shopping
Governo divulga boletim sobre HIV e Aids 2025
HDT promove ações de conscientização sobre HIV no Dezembro Vermelho



