HGG Digital amplia acesso à telessaúde em Goiás

Poe meio da nova estrutura, mais de 2,5 mil consultas ambulatoriais, das 11,3 mil oferecidas mensalmente pela unidade do Governo de Goiás, serão realizadas de forma virtual, o que corresponde a 22% dos atendimentos ofertados pelo HGG (Foto: Alex Maia)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) inaugura, nesta sexta-feira (05/12), o HGG Digital, novo espaço que integra tecnologia e atendimento remoto para aproximar ainda mais o hospital dos pacientes de todo o estado de Goiás. A solenidade de inauguração será realizada a partir das 9 horas, nas dependências do novo prédio.

Com a nova estrutura, mais de 2,5 mil consultas ambulatoriais, das 11,3 mil oferecidas mensalmente pela unidade do Governo de Goiás, serão realizadas de forma virtual, ou seja, 22% dos atendimentos ofertados pelo HGG. Além de consultórios para atendimento remoto, o HGG Digital também abriga as Centrais de Relacionamento do HGG e Hemocentro Coordenador.

Com a abertura da unidade, o HGG passa a oferecer um Serviço de Telessaúde estruturado especialmente para ampliar o acesso dos pacientes às consultas com médicos e multiprofissionais, por meio de videochamadas. A novidade permite que o usuário seja atendido sem precisar sair de casa, garantindo mais conforto, agilidade e continuidade do cuidado.

Para o secretário de estado da Saúde, Rasível Santos, a inauguração do HGG Digital marca um avanço histórico na rede pública de saúde em Goiás.

“Estamos ampliando o acesso, reduzindo distâncias e garantindo que cada cidadão tenha a oportunidade de receber atendimento especializado com conforto e segurança”.

“Esse é um passo importante na modernização dos serviços de saúde, que reafirma nosso compromisso com a inovação, com a humanização do cuidado e com a melhoria contínua da assistência oferecida à população”, disse.

O espaço conta com seis consultórios, desenvolvidos para atendimentos virtuais e equipados com recursos tecnológicos que asseguram qualidade e segurança nas interações entre profissionais e pacientes.

O diretor técnico do HGG, Marcelo Rabahi explica que, neste início, os atendimentos serão ofertados por médicos especialistas em cuidados paliativos, geriatria, transplante renal, nefrologia, reumatologia e atendimentos com a equipe multiprofissional.

“Nosso objetivo é ampliar o hall de atendimentos para mais especialidades. Com esse novo serviço, ampliamos nossa presença em todo o estado e garantimos que o cuidado chegue a quem precisa, mesmo a distância. É uma conquista que demonstra nosso compromisso permanente com a inovação e com a humanização dos serviços”, afirmou.

Telessaúde

O HGG também estruturou um Manual de Boas Práticas, que define protocolos desde o acolhimento até o registro eletrônico da consulta. A primeira avaliação do paciente seguirá sendo presencial, garantindo segurança e elegibilidade para as teleconsultas subsequentes.

O processo prevê ainda termo de consentimento, envio de orientações por canais digitais e emissão eletrônica de documentos médicos com certificação digital.

A adoção da telemedicina responde a desafios como o absenteísmo, que chega a 14% nos ambulatórios da unidade, e aos custos enfrentados pelos usuários para comparecer às consultas presenciais.

Segundo dados apresentados, famílias de baixa renda chegam a gastar, em média, 3h30 de deslocamento e cerca de R$ 58,34 por consulta com transporte, além de enfrentar impactos no trabalho e na rotina familiar.

Entre os benefícios das consultas virtuais estão:

  • a democratização do acesso, principalmente para idosos, pessoas com deficiência e moradores de regiões distantes;
  • a redução de filas;
  • a diminuição de infecções e afastamentos;
  • a economia de recursos tanto para o usuário quanto para o sistema de saúde.

Experiências nacionais apontam que até 80% dos casos podem ser resolvidos na teleconsulta, reduzindo a busca por atendimentos presenciais.

Central de Relacionamento

Além da telessaúde, o HGG Digital também abriga a Central de Relacionamentos, serviço essencial que realiza acolhimento, orientações e agendamentos por telefone e WhatsApp. Além dos profissionais do HGG, a central, agora ampliada, reúne agentes do Hemocentro Coordenador, responsáveis por convocar doadores de sangue e fortalecer a rede de atendimento em saúde.

A Central de Relacionamentos funciona como porta de entrada do paciente ao hospital, garantindo comunicação clara e eficiente, além de acolhimento humanizado para quem busca consultas e procedimentos.