Estudantes de Atitude premia comunidade escolar da rede pública estadual

O encerramento da 6ª edição do programa Estudantes de Atitude – uma iniciativa de auditoria cívica nas escolas da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) e a Secretaria de Educação (Seduc) – ocorreu nesta terça-feira (09/12), no Centro de Convenções de Anápolis, com a premiação dos melhores projetos do ano.
A ação do Governo de Goiás reconheceu o trabalho das escolas goianas convencionais, de ensino especial e do regime socioeducativo, além de educadores, alunos e das 40 Coordenações Regionais de Ensino.
Ao todo, foram distribuídos R$ 646 mil, contemplando 40 escolas campeãs regionais e cinco estaduais, os melhores gritos de garra criados pelos estudantes e as criações de conteúdo para as redes sociais.
Uma novidade deste ano foi a categoria de Estudantes-Orientador, selecionando 15 alunos que receberam o prêmio de R$ 2 mil. Também foram reconhecidas as escolas que completaram todas as etapas do programa.
O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, destacou o protagonismo dos estudantes e ressaltou que o programa se tornou modelo nacional e internacional. A metodologia foi replicada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio do “Estudantes em Movimento” em 2025.
“Hoje temos intercâmbio com países interessados em conhecer nossa tecnologia cívica, como a Colômbia e a Ucrânia. É um indicador do trabalho bem feito que vem sendo realizado pelos nossos estudantes em todo o estado”, complementou.
Já a secretária de Educação, Fátima Gavioli, enfatizou a parceria desde 2019 e demonstrou que vai lutar para que o programa se torne uma política pública de Estado por meio de um projeto de lei.
“É sempre contagiante esse momento de festa, mas principalmente de transformação e engajamento de toda a comunidade escolar por meio do Estudantes de Atitude. Que essa proposta pedagógica se solidifique e permaneça para sempre”, destacou.
Edição histórica
Em 2025, foram 812 escolas envolvidas, mais de 38 mil estudantes e mais de 1,2 mil professores participaram do Estudantes de Atitude, com a inscrição de 92% dos municípios goianos. Foram realizadas 250.833 auditorias, o que soma mais de 4 milhões de itens avaliados, além de 582 desafios finais entregues.
A atividade contou com a parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) para a elaboração da Tarefa Especial, que teve como tema “O clima está mudando! E você?”. Essa etapa teve um concurso de desenho e redação, convidando os estudantes de atitude para refletir sobre a situação ambiental atual.
Etapa estadual
A etapa estadual revelou projetos que mobilizaram escolas de todas as regiões do Estado. Em 1º lugar ficou o Colégio Estadual Artur da Costa e Silva, de Itaguaru, com o projeto “Jornada Ambiental: Conhecimento que Transforma”, que envolveu ciência cidadã, educação ambiental e ações comunitárias para proteger a Bacia do Córrego Curral Queimado — iniciativa reconhecida como a grande campeã da edição.
O 2º lugar foi para o Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, criador do “Ponto Formosa”, plataforma digital que sistematizou denúncias de infraestrutura e se expandiu para uso em toda a cidade em parceria com a Ouvidoria Municipal.
No pódio, o 3º lugar foi conquistado pelo Cepi Professor César Augusto Ceva, de Ipameri, com o projeto “Jovens Vereadores”, que simulou um processo eleitoral completo dentro da escola e levou os estudantes a debater problemas reais da comunidade e propor um programa de formação política juvenil.
O 4º lugar ficou com o Colégio Estadual Cônego José Trindade da Fonseca e Silva, de Rianápolis, cuja iniciativa integrou tecnologia e sustentabilidade com coleta seletiva, irrigação automatizada da horta, criação de roupas com materiais recicláveis, plataformas de conscientização ambiental e um aplicativo para denúncias ecológicas – trabalho que resultou, inclusive, na aprovação de uma lei municipal instituindo a Brigada Ecológica Escolar.
Em 5º lugar, o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Dionária Rocha, de Itumbiara, apresentou o projeto “Viva”, que promoveu hábitos saudáveis e bem-estar emocional por meio de oficinas de pilates e meditação, arteterapia, desafios de autocuidado e ações de prevenção em saúde.
Também foram premiadas duas escolas que nunca tinham enviado desafios, compondo a categoria de “Estreantes”, duas escolas do ensino especial, duas escolas do regime socioeducativo, além de premiações pelos melhores “Gritos de Garra” e gestão das redes sociais.
Saiba mais
Encontro debate papel da educação na transformação da gestão pública com prefeitos
Educação inaugura reforma e ampliação de colégio em Monte Alegre de Goiás
Educação inaugura duas unidades em Itumbiara e autoriza obras em Bom Jesus



