Filarmônica de Goiás é finalista em premiação nacional de música de concerto
Orquestra Filarmônica de Goiás é finalista na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto do Prêmio Concerto 2025 (Foto: Rafaella Pessoa)
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) é finalista na categoria Melhor Álbum de Música de Concerto do Prêmio Concerto 2025, promovido pela Revista Concerto, principal publicação brasileira dedicada ao gênero.
O grupo filarmônico, mantido pelo Governo de Goiás, recebeu a indicação pelo projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro deste ano. A escolha do vencedor será feita por um júri especializado e também por voto popular, que segue aberto até 21 de dezembro, no site www.concerto.com.br .
O álbum homenageia Claudio Santoro, considerado pela crítica um dos maiores compositores brasileiros. Sob a regência do maestro Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14.
As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade e pela profundidade emocional.
Grupo filarmônico, mantido pelo Governo de Goiás, recebeu indicação pelo projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro deste ano (Foto: Rafaella Pessoa)
O álbum integra o projeto “Música do Brasil”, que visa gravar e divulgar a obra do compositor brasileiro, contando com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa o selo Naxos.
“Goiás é referência em música orquestral em nível internacional. A Filarmônica já foi elogiada pela revista inglesa Gramophone, uma das principais do mundo, e lotou as principais salas de concerto do país por onde passou”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
“Ser finalista no prêmio, portanto, não é surpresa. É resultado de um trabalho intenso feito pela nossa orquestra e todos os profissionais que a compõem, para além do investimento feito pelo governo estadual”, observa ressalta o secretário.
Maestro titular e diretor artístico do álbum concorrente, Neil Thomson diz que indicação reforça papel da orquestra no cenário nacional. “A Filarmônica de Goiás está firmemente posicionada entre as principais orquestras do país” (Foto: Rafaella Pessoa)
Maestro titular e diretor artístico do álbum concorrente, Neil Thomson diz que a indicação reforça o papel da orquestra no cenário nacional.
“É uma enorme honra para a orquestra ser novamente nomeada. Isso reconhece o talento dos nossos músicos e demonstra, mais uma vez, que a Orquestra Filarmônica de Goiás está firmemente posicionada entre as principais orquestras do país. Goiás pode se orgulhar muito disso”, afirma.
Esta é a segunda indicação da OFG ao prêmio, a primeira ocorreu em 2022, quando venceu na mesma categoria com o álbum Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7.
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Os resultados das votações do júri e do público serão divulgados no início de 2026.
Reconhecida internacionalmente como como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, e é gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG) desde 2021.