Inaugurada ponte sobre o Rio Santa Maria, em Campestre de Goiás

Ponte de concreto tem 90 metros de extensão e 10,4 metros de largura (Foto: Júnior Guimarães)

O vice-governador Daniel Vilela inaugurou, nesta sexta-feira (12/12), a nova ponte sobre o Rio Santa Maria, na GO-154. A estrutura, localizada no trecho que liga as cidades de Campestre de Goiás e Palmeiras de Goiás a Santa Bárbara, reduzirá o tempo de viagem e interligará as rodovias GO-050 e GO-060.

A obra foi concluída em tempo recorde, de apenas 11 meses, com investimento superior a R$ 6,7 milhões oriundos do Tesouro Estadual. Durante a solenidade de entrega da ponte, Daniel ressaltou os avanços esperados na infraestrutura da região.

“Essa ponte tem uma posição estratégica; pode ligar também Trindade, Claudinápolis e Nazário. Tem, de fato, uma importância muito grande para potencializar o desenvolvimento econômico. As terras são muito boas e, com a obra pronta, teremos sanada a questão de evitar acidentes e a logística entre propriedades rurais, com mais segurança para todos que trafegarem por aqui”, explicou.

Nova ponte

A ponte de concreto tem 90 metros de extensão e 10,4 metros de largura. A nova estrutura substitui a antiga ponte de madeira e foi projetada para receber todos os tipos de veículos, incluindo cargas pesadas, garantindo trafegabilidade segura.

Vice-governador Daniel Vilela durante inauguração da ponte sobre o Rio Santa Maria, em Campestre de Goiás

O benefício se estende ao transporte de grãos e ao escoamento da produção agrícola da região. Além disso, foram realizadas obras de drenagem, alargamento de pista e instalados gradis de proteção metálica (guard rail).

“A estrutura anterior era totalmente fragilizada em relação ao perfil do tráfego que passa aqui, totalmente relacionado ao setor produtivo, à agropecuária. Isso gerou, inclusive, acidentes, como a queda de uma betoneira no rio, que deixou uma vítima fatal. Precisávamos de algo condizente com a importância desta rota”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales.

O prefeito de Campestre de Goiás, Esmeraldo Guimarães, relembrou que a solicitação da comunidade pela construção da ponte era antiga.

“A gente até não acreditava que essa obra saísse em um tempo assim tão curto. Ela era muito pedida e nada acontecia. A ponte chega em boa hora. Sua importância maior está na acessibilidade que trará. Agora, temos cinco cidades da região interligadas”, pontuou o gestor municipal.

Sem desvio

Moradora da zona rural de Campestre de Goiás, Iara Stefany Olinto, de 39 anos, é criadora de gado. Para ela, o principal ganho com a ponte sobre o Santa Maria está na facilidade de deslocamento.

“Para chegar ao outro lado, a gente tinha que dar uma volta enorme. Daqui até Santa Bárbara, acredito que sejam 24 quilômetros. Com a ponte, essa distância cai para 10 quilômetros. Vai economizar muito o nosso tempo”, salientou.