Governo amplia apoio à alfabetização com entrega de kits escolares

Iniciativa integra ações do Programa AlfaMais e tem como foco o fortalecimento do processo de alfabetização das crianças da rede pública de ensino (Foto: Seduc-GO)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) iniciou, nesta segunda-feira (15/12), a entrega de kits de materiais escolares, livros literários e materiais didáticos complementares às prefeituras dos 246 municípios goianos.

A iniciativa integra as ações do Programa AlfaMais e tem como foco o fortalecimento do processo de alfabetização das crianças da rede pública de ensino.

Voltada ao ano letivo de 2026, a distribuição dos materiais tem como objetivo apoiar os municípios na implementação de políticas educacionais que assegurem a alfabetização na idade certa, promovendo equidade no acesso a recursos pedagógicos de qualidade e fortalecendo a parceria entre o Estado e as gestões municipais.

O evento de entrega dos materiais teve a presença da secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; da superintendente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Fátima Rossi; de coordenadores regionais de Educação; secretários municipais de Educação e prefeitos, que destacaram a importância da ação para o avanço da aprendizagem dos estudantes.

Durante a apresentação, a superintendente Fátima Rossi ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a Educação goiana.

“Acredito que essa ação seja um marco para a rede pública de Goiás. Esses kits irão contribuir significativamente para o desenvolvimento dos estudantes, tanto nas atividades realizadas em sala de aula quanto nos estudos em casa, fortalecendo o processo de alfabetização desde os primeiros anos”, afirmou.

Kits escolares

Os kits são destinados aos estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental e contemplam materiais didáticos essenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula, como cadernos, itens de escrita e recursos complementares de apoio ao aprendizado.

Além disso, a entrega dos livros literários reforça o incentivo à leitura desde os primeiros anos escolares, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e da autonomia dos estudantes no processo de alfabetização.

Saiba mais

Servidores da educação terão bônus em dezembro