Professor da UEG é reconhecido em premiação nacional de Direitos Humanos

Presença da UEG entre instituições representadas na premiação reforçou papel da universidade pública estadual na promoção dos direitos humanos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão (Foto: UEG)

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve um de seus docentes reconhecido nacionalmente com o Prêmio Direitos Humanos: Edição Luiz Gama & Esperança Garcia, concedido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A premiação foi entregue no dia último dia 10/12, durante a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (ConDH), realizada em Brasília (DF).

O professor, pesquisador e escritor Jucelino de Sales, docente da UEG no Câmpus Nordeste, com sede em Formosa, foi agraciado na categoria Juventude Negra Viva, temática contemplada pela primeira vez desde a criação do prêmio, em 1995.

O reconhecimento destacou trajetórias que contribuíram de forma significativa para a promoção da dignidade humana, da justiça social e do enfrentamento às desigualdades raciais no país.

Premiação é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

UEG e Direitos Humanos

A presença da UEG entre as instituições representadas na premiação reforçou o papel da universidade pública estadual na promoção dos direitos humanos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

A instituição desenvolve políticas e ações estruturadas voltadas à valorização da diversidade, da equidade racial e da inclusão social, como as atividades do Núcleo Intersetorial de Direitos Humanos, Acessibilidade e Ações Afirmativas (Niaaf|UEG).

O núcleo é responsável pela implementação de ações afirmativas, políticas de acessibilidade e iniciativas de promoção dos direitos humanos nos câmpus da universidade

No campo da extensão universitária, a UEG executa projetos voltados à inclusão e à defesa dos direitos humanos, a exemplo do Projeto Acessibiliza: inclusão, diversidade e direitos humanos, que promove ações formativas e de conscientização junto à comunidade acadêmica e à sociedade

A escolha dos homenageados foi realizada por uma Comissão Julgadora composta por personalidades de reconhecida atuação na área de direitos humanos, o que conferiu ainda mais relevância à premiação e evidenciou a qualidade das iniciativas desenvolvidas no âmbito das universidades públicas brasileiras.

Saiba mais

Alunos da UEG recebem prêmios do Projeto Construindo Juntos