Jovem do CASE Luziânia tem projeto selecionado no PJE 2021

O adolescente já participa das aulas on-line. Nesta fase do PJE 2021, são abordados conteúdos relacionados ao empreendedorismo, de forma contextualizada, direcionados ao Plano de Negócios de cada um dos jovens (Foto: Seds)

Um jovem de 18 anos, do Centro de Atendimento Socioeducativo de Luziânia (Case Luziânia) foi selecionado pelo Programa Juventude Empreendedora (PJE), edição 2021, promovido pelo Fórum Internacional da Juventude de Países de Língua Portuguesa em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e o Governo de Goiás, como um dos 60 melhores Planos de Negócio do Brasil. A sua participação, assim como a de outros 21 adolescentes que cumprem internação em Unidades Socioeducativas do Estado, foi oportunizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds). O Estado de Goiás, inclusive, tem outros três jovens escolhidos entre os 60 melhores.

O jovem do CASE Luziânia t cursa o 8º ano do Ensino Fundamental. A sua ideia é a de montar uma lanchonete na própria casa, com o objetivo de ajudar na renda familiar. Agora que foi selecionado entre os melhores do Brasil, vai participar, durante 90 dias, de uma consultoria e mentoria com a Agência Besouro, além de ganhar uma logomarca feita pelos consultores, que auxiliarão no crescimento do negócio. Neste ano, o programa foi realizado em formato virtual, durante o mês de maio, e recebeu 20 mil inscrições de todo o País. 
 
O adolescente já está participando das aulas on-line, que acontecem uma vez por semana na plataforma Google Meet. Nesta fase do programa Juventude Empreendedora 2021, são abordados conteúdos relacionados ao empreendedorismo, de forma contextualizada, direcionados ao Plano de Negócios de cada um dos jovens. Também são tiradas dúvidas dos alunos em relação ao negócio de cada um deles.

Em nota, a Unidade CASE Luziânia afirmou se sentir “orgulhosa diante dessa grande conquista fruto do esforço e da dedicação das coordenações e de toda a equipe que prioriza a educação e a profissionalização como pilares para a ressocialização de jovens em conflitos com a lei”.

Mais de 10 mil jovens impactados

O Juventude Empreendedora é um programa dirigido a jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil. Ele busca promover a geração de emprego e renda durante a pandemia do novo coronavírus. O programa, de nível internacional, foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude, a Besouro Agência de Fomento Social e o Governo de Goiás. O programa já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 1.000 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal, tendo acontecido entre os dias 24 e 28 de maio, das 18h às 22h, de forma remota. Dessa maneira, visou fomentar o empreendedorismo entre adolescentes e jovens, a fim de que possam criar seu próprio negócio e, consequentemente, aumentar a renda familiar.