Declaração de Rebanho 2025 tem prazo prorrogado em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) prorrogou, de forma excepcional, o prazo da segunda etapa da Declaração de Rebanho 2025 em Goiás. Agora, os produtores rurais têm até o dia 15 de janeiro de 2026 para atualizar os dados no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago).
A medida foi publicada na Portaria nº 766/2025, assinada pelo presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e divulgada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, (30/12). O prazo anterior terminaria em (31/12).
Declaração de Rebanho 2025 garante sanidade e regularidade
Segundo Caixeta, a prorrogação atende produtores que enfrentaram dificuldades durante os feriados de fim de ano. “A prorrogação visa auxiliar os produtores, assegurando a atualização dos dados e a manutenção da sanidade animal no estado”, afirmou.
A declaração é obrigatória para todas as propriedades rurais nos 246 municípios goianos e envolve dados sobre nascimentos, mortes e evolução dos rebanhos de diversas espécies, como bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, suínos de subsistência, aves, animais aquáticos e abelhas.
O procedimento deve ser feito, preferencialmente, de forma on-line pelo site sidago.agrodefesa.go.gov.br. Quem tiver dificuldades pode procurar uma unidade da Agrodefesa para apoio.
Após o prazo, produtor pode ter restrições
Quem não realizar a Declaração de Rebanho 2025 até o dia 15 de janeiro poderá sofrer restrições, como impedimento para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras penalidades legais. A regularização, nesses casos, só poderá ser feita presencialmente.
A campanha de atualização também combate o uso de e-mails compartilhados no sistema. Desde dezembro, contas com e-mails duplicados foram bloqueadas. Para regularizar, o acesso deve ser feito por meio das credenciais do GOV.BR ou por senha de procurador devidamente cadastrada.



