HEL integra ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) está entre os cem melhores hospitais públicos do Brasil, conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A pesquisa reúne as instituições públicas de saúde que se destacam em critérios como gestão, qualidade assistencial, ética e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
A partir dessa relação inicial, o estudo passará por uma nova etapa de refinamento, que vai selecionar os dez melhores hospitais públicos do país. O resultado final será anunciado em maio, durante cerimônia do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
Goiás também se destacou no cenário nacional concentrando 10% dos hospitais listados, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. O desempenho reforça a relevância das unidades do Governo de Goiás no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel estratégico do HEL na rede pública estadual.
“Estar entre os cem melhores hospitais públicos do Brasil é um reconhecimento ao trabalho sério, ético e comprometido de toda a nossa equipe. É reflexo do esforço diário dos profissionais do HEL em oferecer uma assistência resolutiva, humanizada e de qualidade à população”, afirmou o diretor-geral do hospital, Francisco Amud.
Papel estratégico
Unidade de urgência e emergência com perfil de média e alta complexidade, o hospital reafirmou, ao longo de 2025, seu papel estratégico na rede pública de saúde. A unidade atua como referência em ortopedia e traumatologia, cirurgia geral e maternidade de baixa complexidade, garantindo atendimento eficiente e humanizado à população da região do Entorno Sul do Distrito Federal.
Somente em 2025, o HEL registrou uma produção assistencial expressiva, com 32.944 atendimentos de urgência e emergência no Pronto-socorro, 4.326 internações, 13.281 consultas médicas, 186.483 exames laboratoriais, 38.662 exames de imagem e 4.551 cirurgias realizadas. A unidade também contabilizou 13.708 atendimentos multiprofissionais e 1.368 partos, totalizando 295.323 atendimentos, números que evidenciam a alta demanda e a capacidade técnica da instituição.
O hospital também se destacou em 2025 pela excelência em gestão, ética e conformidade institucional. Em 2023, 2024 e 2025, a unidade foi duplamente reconhecida com o Ethical Journey Award, na categoria “Prêmio Destaque em Compliance”, comprovando os elevados padrões éticos e a solidez dos protocolos implementados pelo Instituto Patris, responsável pela gestão do hospital.
Em 2025, o Instituto Patris conquistou o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), por meio da Portaria Saes/MS nº 2.891, de 10 de junho de 2025, consolidando o compromisso com a promoção da saúde, o cuidado humanizado e o atendimento qualificado, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ainda no mesmo ano, o HEL recebeu o Prêmio Ouro de Transparência, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reforçando a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a clareza dos processos administrativos. A unidade também conquistou a Acreditação ONA 1, certificação que atesta o cumprimento dos critérios de segurança do paciente e qualidade assistencial, consolidando o hospital como referência em cuidado, gestão e excelência no SUS.
Saiba mais
Hospitais ampliam atendimentos e cirurgias na região Centro-Sudeste
Goiás é o segundo estado com os melhores hospitais públicos do Brasil
Maternidade do Hospital Estadual de Luziânia realiza 3.844 partos em três anos



