Visitas domiciliares buscam prevenir vazamento de esgoto em Aparecida

No período chuvoso, ocorrências de vazamento de esgoto aumentam 70% (Foto: Saneago)

Com aumento de até 70% nas ocorrências de vazamento de esgoto durante o período chuvoso, a Saneago e a BRK intensificaram ações para reduzir o problema em Aparecida de Goiânia. Duas frentes de trabalho estão em andamento: uma campanha educativa nas ruas e visitas domiciliares com orientação direta aos moradores.

Visitas domiciliares orientam sobre uso da rede de esgoto

Ao longo de 2026, cerca de 7 mil imóveis devem ser visitados pelas equipes da BRK, sendo 500 somente em janeiro. Neste mês, as visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, em locais como os condomínios Jardins Marselha e bairros como Independência, Independência Mansões e Setor American Park.

Durante as abordagens, os moradores recebem orientações sobre o uso correto da rede de esgoto e são informados sobre a necessidade de desativar fossas sépticas e se conectar ao sistema público. Também são identificadas famílias em situação de vulnerabilidade que podem ter acesso à Tarifa Social, que concede descontos de até 50% para consumo de até 15 m³ por mês.

Campanha

Paralelamente, a campanha Água da chuva na rede de esgoto. Não faça essa ligação perigosa segue até o dia 26 de janeiro. Outdoors em pontos estratégicos alertam para os riscos de direcionar água pluvial para a rede de esgoto, prática comum que gera entupimentos, extravasamentos e retorno dos efluentes para dentro dos imóveis.

A recomendação é clara: calhas, ralos de quintal e bueiros devem estar ligados à rede de drenagem pluvial, e não ao esgoto. Já os ralos internos da cozinha e banheiro devem ser conectados à rede de esgoto para que os resíduos passem por tratamento adequado antes de retornar ao meio ambiente.

Descarte de lixo e óleo agrava o problema

Além das ligações irregulares, o descarte de lixo e óleo de cozinha na rede também provoca o vazamento de esgoto. Embora a rede coletora seja projetada para receber apenas 1% de sólidos e 99% de material líquido, as equipes retiram uma infinidade de objetos da tubulação. Para se ter uma ideia, por mês, cerca de 47 toneladas de lixo são retiradas das redes coletoras de esgoto.

Em 2025, quase 500 toneladas de resíduos chegaram às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Durante o trajeto, esse material pode entupir ou romper tubulações, agravando os vazamentos. Itens como óleo e fios de cabelo estão entre os maiores causadores de obstruções.

Manutenção e canais de atendimento

Para evitar novos entupimentos, a BRK realiza manutenções periódicas nas redes. Em 2025, foram 178 quilômetros de rede inspecionados e limpos preventivamente. Mesmo assim, a colaboração da população é essencial.

Qualquer problema deve ser comunicado à Saneago pelos canais de atendimento 24 horas: telefone 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 e site www.saneago.com.br.