Mais de 1 milhão de goianos são beneficiados por investimentos na saúde do Centro-Norte

Investimentos históricos, modernização tecnológica, ampliação de leitos e expansão da assistência especializada. Essas são algumas das ações adotadas pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em benefício da população do Centro-Norte do Estado.
Atualmente, os mais de 1 milhão de habitantes dos 60 municípios da região contam com cinco grandes unidades públicas e serviços que vão de média a alta complexidade.
Em 2025, o destaque foi o Hospital Estadual de Anápolis (Heana), que recebeu R$ 5,7 milhões em recursos, ampliou sua capacidade para 132 leitos – 51 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 81 à enfermaria – e modernizou o parque tecnológico, tornando-se o único da região com dois tomógrafos simultâneos.
Além disso, avançou na formação de especialistas, consolidando-se como regional de alta complexidade, referência em trauma e neurocirurgia.
A Policlínica Estadual de Goianésia ampliou atendimentos e especialidades, registrando 154.088 atendimentos no ano passado, com fortalecimento de serviços estratégicos como hemodiálise, pré-natal de alto risco, exames de alto custo e preparação para implantação da diálise peritoneal, reforçando a regionalização do cuidado.
Por sua vez, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) completou quatro anos como referência estadual em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco, acumulando mais de 2,2 milhões de atendimentos nesse período. A unidade foi o primeiro Centro de Oncologia público de Goiás a receber o selo de qualidade e segurança da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O Hospital Estadual de Jaraguá (Heaja) e o Hospital Estadual de Pirenópolis complementam a rede regional, garantindo atendimento em média complexidade, urgência e emergência, com produção assistencial expressiva, certificações de qualidade e reconhecimento em transparência.
“Todos esses avanços reforçam o compromisso do Governo de Goiás com uma saúde regionalizada, resolutiva e humanizada, reduzindo deslocamentos, fortalecendo o SUS [Sistema Único de Saúde] e ampliando o acesso da população da Macrorregião Centro-Norte a serviços de qualidade”, reforça o secretário da Saúde, Rasível Santos.
Planos de Fortalecimento

Por meio dos Planos de Fortalecimento, o Estado também destina recursos a unidades municipais e conveniadas. As transferências resultaram em R$ 71 milhões, ao longo de 2025, para as cidades de Anápolis, Ceres, Uruaçu e Porangatu.
As unidades são: Santa Casa de Anápolis, Hospital Municipal Alfredo Abraão, Hospital Evangélico Goiano, Hospital Dr. Domingos Mendes, Hospital Ortopédico de Ceres, Associação Hospital São Pio X, Hospital Edmundo Fernandes (Uruaçu) e Hospital Municipal de Porangatu.



