AlfaMais Goiás garante crescimento histórico na fluência leitora

Avanços são reflexo direto dos investimentos do programa AlfaMais Goiás, política pública do Governo de Goiás, executada em regime de colaboração com os 246 municípios (Foto: Seduc)

A Avaliação da Fluência Leitora 2025 revelou um crescimento expressivo no desempenho dos alunos da rede pública de Goiás. Segundo os dados apresentados nesta quinta-feira (15/01), 39,1% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental já são considerados leitores fluentes.

Os números foram divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). O resultado marca um aumento superior a 14 pontos percentuais em relação a 2024.

O estudo do CAEd foi realizado com estudantes do 2º e do 6º ano do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipais de Goiás.

AlfaMais Goiás é destaque nos resultados

Os avanços são reflexo direto dos investimentos do programa AlfaMais Goiás, política pública do Governo de Goiás, executada em regime de colaboração com os 246 municípios.

O programa tem promovido uma evolução contínua desde 2021, quando apenas 9% dos alunos tinham fluência leitora. Esse percentual subiu para 14% em 2022, 26% em 2023 e agora ultrapassou os 39%.

A avaliação também analisou o desempenho dos estudantes do 6º ano, grupo impactado pela pandemia. Desses, 86,1% já atingiram fluência, e apenas 8,5% permanecem como leitores iniciantes.

Resultados reconhecidos pela gestão estadual

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, comemorou os resultados e destacou o impacto do AlfaMais Goiás. “Sempre que recebemos os resultados, vemos que Goiás segue crescendo e melhorando seus indicadores educacionais e isso é uma alegria.”

A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Fátima Rossi, também celebrou o desempenho. “Esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo.”