Detran recebe solicitações via portal on-line

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás acaba de lançar uma ferramenta que permite ao cidadão encaminhar suas demandas ao órgão por meio de protocolo digital, nos moldes do que já ocorre no Poder Judiciário.
Pelo portal https://goias.gov.br/detran , na aba Protocolo Digital, o usuário pode fazer solicitações, pedidos e requerimentos sem a necessidade de comparecer presencialmente ao Detran-GO, às Ciretrans ou às unidades do Vapt Vupt.
Com a nova ferramenta, é possível solicitar o desbloqueio de veículos ou da Carteira Nacional de Habilitação, verificar a situação de veículos, solicitar cursos ou ações educativas e pedir cópia de processos. O objetivo é tornar o procedimento administrativo tão simples quanto o envio de um e-mail, com validade jurídica e garantia de recebimento.
O Protocolo Digital representa a expansão estratégica do SEI para o ambiente externo. Trata-se de um portal de serviços que permite a interação oficial, segura e totalmente digital entre a sociedade e o Detran-GO.
Antes, para que o usuário externo utilizasse o SEI, era necessário um cadastro prévio com diversos requisitos e envio de documentação, o que acabava desestimulando o uso. Agora, a autenticação é realizada por meio do http://GOV.BR .
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a iniciativa elimina a necessidade de deslocamento físico para a entrega de documentos e transforma o balcão de protocolo em uma interface disponível 24 horas por dia. Ele destaca que a medida facilita a vida do cidadão, reduz a burocracia e garante mais agilidade aos procedimentos.
Com o novo sistema, qualquer pessoa pode registrar sua demanda de forma simples e rápida diretamente pelo site oficial. Após o envio, o cidadão recebe um número de protocolo que garante a validade do pedido e permite o acompanhamento do andamento da solicitação. O processo é encaminhado diretamente à gerência competente para análise do caso.
A iniciativa busca tornar o atendimento mais ágil, acessível e transparente, reduzindo filas e deslocamentos desnecessários. Atualmente, apenas o protocolo da sede do Detran-GO realiza mais de 400 atendimentos por dia. O protocolo digital possui o mesmo valor legal do atendimento presencial.
Entre os serviços que podem ser solicitados de forma online estão o desbloqueio administrativo de veículo, requerimentos diversos, ofícios para diferentes finalidades e solicitações de cópia de processos e documentos.
Como usar
Para utilizar a ferramenta, basta acessar o portal https://goias.gov.br/detran e clicar na aba Protocolo Digital. Não é necessário realizar cadastro presencial nem aguardar aprovação de login pela equipe do Detran. A autenticação ocorre automaticamente por meio das credenciais do governo federal no http://GOV.BR , garantindo identificação segura e acesso imediato ao sistema.
São exigidos níveis de acesso prata ou ouro. Uma vez logado, o usuário pode visualizar seus processos em andamento e iniciar novas solicitações.
De acordo com o presidente do Detran-GO, a medida integra o processo de modernização do atendimento ao cidadão, amplia o acesso aos serviços públicos e facilita a comunicação entre a população e a administração pública.
Protocolo Digital
Confira os serviços do Detran que podem ser feitos utilizando as ferramentas disponíveis pelo Protocolo Digital:
- Alteração de característica de veículo;
- Baixa de restrição administrativa de veículo;
- Desbloqueio administrativo de veículo;
- Verificação da situação de veículo;
- Solicitação de cópia de processos ou documentos;
- Solicitação de cursos da Escola Pública de Trânsito;
- Solicitação de participação na Cidade Mirim;
- Solicitação de palestras educativas;
- Solicitação de atividades do programa Detranzinho;
- Regularização de processo da CNH do Brasil;
- Desbloqueio de Renach/CNH;
- Análise de inventário para transferência de veículo;
- Inclusão de dados de sinistros na base local;
- Protocolo de defesa de autuação/suspensão de CNH;
- Solicitação de cópia de auto/processo suspensão de CNH;
- Solicitação de transferência de pontuação;
- Baixa de débitos de leilão;
- Protocolo de mandados e ofícios judiciais e administrativos;
- Solicitação de anotação de ação premonitória;
- Transferência judicial de pontuação;
- Defesas relacionadas com clonagem de veículo.



