Segurança pública tem recorde de apreensões em Goiás

A segurança pública em Goiás teve avanços expressivos em 2025. O balanço da PMGO mostra aumento de 89% na apreensão de drogas e mais de 3,3 mil armas retiradas das ruas.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (19/01), pela Secretaria de Segurança Pública ao governador Ronaldo Caiado. O destaque vai para a integração entre forças policiais, que impulsionou os resultados.
“O Estado dá certo por esse trabalho integrado. O governador é o líder da segurança pública, nos dá as diretrizes e orienta todos os comandantes das forças”, afirmou o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja.
Drogas, armas e organizações criminosas
Ao todo, foram apreendidas 54 toneladas de drogas, incluindo cocaína, crack, maconha e haxixe — 12 toneladas fora de Goiás. As apreensões cresceram 89% em relação ao ano anterior.
A Polícia Militar também desarticulou 79 organizações criminosas. Já as armas de fogo apreendidas somam 3.351 — cerca de 10 por dia.
“Essas armas poderiam estar sendo usadas em roubos, furtos e, principalmente, em homicídios”, destacou Granja.
Abordagens e policiamento em alta
A Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo em todo o território goiano, alcançou números expressivos por meio de ações estratégicas de abordagem e repressão qualificada ao crime.
As ações estratégicas resultaram em 1.601.733 abordagens a pessoas e 1.158.191 abordagens a veículos. Foram recapturados 7.814 foragidos e cumpridos 5.723 mandados de prisão.
Além disso, 15.717 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram lavrados. As ações preventivas também cresceram, com aumento de 29% nas atividades educativas.
Na zona rural, o policiamento alcançou 100% das propriedades cadastradas. Foram realizadas 66.202 visitas comunitárias rurais, reforçando a presença da polícia no campo.
As ações de acompanhamento de medidas protetivas também registraram crescimento, com aumento de 24%, passando de 211.355 atendimentos em 2024 para 261.144 no período seguinte. Na área preventiva, as ações educativas cresceram 29%, saltando de 489 para 629 iniciativas.
Novas unidades reforçam atuação
A PMGO também ampliou sua estrutura com a criação ou ativação de 13 novas unidades em diversas regiões do estado.
O comandante coronel Marcelo Granja resumiu: “É por meio das abordagens que conseguimos tirar armas das ruas, recapturar foragidos e recuperar veículos. O lema para o policial militar é claro: nunca leve tudo para casa”.



