Goiás será sede de um dos maiores eventos de inovação no setor público do Brasil

Goiânia será palco de um dos principais encontros de inovação no setor público brasileiro em 2026. Dos dias 11 a 13 de março, a capital goiana recebe o Convergência 2026 – Inovação Pública e Conexão Humana.
O evento nacional reunirá gestores públicos, servidores, pesquisadores, estudantes e especialistas para debater soluções inovadoras voltadas à melhoria dos serviços públicos. A programação ocorrerá das 9 às 17 horas, no Hub Goiás e no Teatro Basileu França, e a participação é gratuita, presencial e com certificação.
As inscrições estão abertas até a data do evento e podem ser feitas pelo link: abre.go.gov.br/convergenciagoiania.
Realizado pela Conexão Inovação Pública, o evento é correalizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Observatório de Inovação em Políticas Públicas de Goiás, pela Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria-Geral de Governo (SGG).
A escolha de Goiás como sede reforça o protagonismo do Estado no cenário nacional de transformação digital e inovação institucional.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a realização do Convergência em Goiânia representa mais um avanço na consolidação das políticas públicas voltadas à transformação digital e ao fortalecimento da inovação no setor público.
“Goiás tem a maior Rede de Laboratórios de Inovação no Setor Público do Brasil e, ao sediar um evento nacional dessa relevância, o estado mostra que já é referência e que nossa estratégia de promover a transformação digital e fortalecer a inovação no setor público está dando resultado”, ressalta.
“Sediar o Convergência 2026 em Goiás é um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido para modernizar a gestão pública e colocar o cidadão no centro das decisões”.
“Para a Sead, inovação vai além da tecnologia: envolve pessoas, colaboração e melhoria dos serviços públicos, reforçando Goiás como referência nacional em gestão eficiente”, complementa o secretário da Administração, Alan Tavares.
O evento, que deve atrair mais de mil pessoas, entre servidores públicos, gestores e o público em geral de todo o país, tem como objetivo promover a conexão entre profissionais e instituições que atuam no setor público, estimulando o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de soluções colaborativas e o fortalecimento de políticas públicas inovadoras.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a inovação no serviço público é uma construção feita com diálogo, participação e conexão humana, que são fundamentais para processos mais céleres com uma entrega de mais qualidade para a população.
“O nosso papel é integrar pessoas, instituições e políticas para que as soluções saiam do papel e cheguem à vida do cidadão, unindo tecnologia e colaboração para melhorar os serviços públicos”, afirma o titular da SGG.
Programação
A programação inclui:
- Palestras;
- oficinas práticas;
- jogos;
- desafios;
- atividades culturais, com foco em temas como:
- inteligência artificial,
- transformação digital,
- inovação aberta e linguagem simples.
Entre os destaques está o anúncio dos vencedores do 6º Prêmio Conexão Inova, que reúne projetos de inovação do setor público de todo o país. Goiás tem nove projetos na final.
Também haverá a 2ª edição do Conex Labs, encontro nacional de laboratórios de inovação — a Rede Goiana, coordenada pelo Observatório de Inovação em Políticas Públicas, já conta com 27 unidades, sendo a maior do país.
O evento também contará com Desafios Municipais, que estimulam a criação de soluções inovadoras para problemas reais da gestão pública.
Voltado a gestores e profissionais do setor público, servidores interessados em inovação, pesquisadores, acadêmicos, representantes de laboratórios de inovação e estudantes, o Convergência já se consolidou como um dos maiores eventos do segmento no país.
Saiba mais
Escolas do Futuro abrem mais de 600 vagas para cursos técnicos de nível médio
Escolas do Futuro abrem mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos



