Campus Party em Goiás terá desafio hackathon com foco em soluções na área do turismo

Setor, que foi um dos que mais sofreu com a pandemia de Covid-19, aposta na inovação para superar crise

O turismo é o tema do grande desafio do hackathon da Campus Party Brasil em Goiás neste ano de 2021. O Estado é uma das sedes do evento no país, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho, e traz palestras e diversas atividades voltadas para o empreendedorismo, tecnologia e inovação. A escolha da temática partiu da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI). 
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, esta é uma ótima oportunidade para fomentar o turismo de natureza em nosso Estado. “Foi uma honra receber o convite. É muito importante para nós aliarmos a tecnologia ao turismo e atrair desenvolvimento para esse setor da nossa economia. Nossa expectativa é positiva”, relata o presidente. 

A ideia é criar formas para que os turistas conheçam melhor Goiás e consigam maior suporte para hospedagem, alimentação e visualização dos destinos. A entrega dos trabalhos deve acontecer nesta terça-feira (20/07) e ainda esta semana o resultado com o nome do projeto vencedor será divulgado. 

Servidores da Goiás Turismo e integrantes do trade turístico goiano são os mentores dos grupos formados para o hackathon. Foram inscritos nove times que têm como missão desenvolver ideias e soluções tecnológicas para o turismo de natureza em Goiás. Apesar do desafio ser voltado para o regional, campuseiros de diversas localidades estão participando. 

A servidora da Goiás Turismo e coordenadora do Caminho de Cora Coralina, Alexandrina Alves, ministrou mentoria para um dos grupos participantes. Ela conta que achou muito interessante a experiência, já que os integrantes dos times têm formação em diversas áreas e entendem muito de tecnologia. Como a maioria não tinha conhecimento dos destinos turísticos do Estado, o papel dela foi contar sobre as localidades menos conhecidas pelo público geral. “Expliquei como são as 10 regiões turísticas de Goiás e falei também sobre nossos parques”, afirma. 

Segundo o gerente de Fomento às Incubadoras Tecnológicas e Startups da SEDI, Carlos Magno, o Governo de Goiás escolheu o turismo para o hackathon pensando na retomada econômica. A equipe vencedora ganhará um programa de pré-aceleração na renomada aceleradora carioca Sai do Papel, além do apoio da Goiás Turismo, autarquia do Governo do Estado, no desenvolvimento do projeto. “É sempre bom lembrar que o foco da solução é o cidadão, é ajudar os turistas que queiram visitar Goiás e conhecer nossos pontos de ecoturismo”, emenda Carlos Magno.

Hackathon

Segundo a Campus Party Brasil, o Hackathon Reboot The Word é uma maratona de tecnologia com o objetivo de encontrar soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio. Durante o hackathon, os participantes podem escolher um dos desafios/temáticas disponíveis, encontrar outros parceiros para formar seus times, caso ainda não esteja formado, e desenvolver soluções. Na última sexta-feira (16/07), o gerente de Estudos

Pesquisa e Qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, participou da live de abertura do hackathon e explicou mais sobre o desafio do turismo local. Segundo ele, o setor, como outras áreas da economia, sofreu queda com a pandemia de Covid-19. Contudo, essa crise que desafiou o setor, ainda pode trazer bons frutos na retomada. “As adversidades também motivam a inovação e o crescimento”, explica. Campus Party Brasil em Goiás

Considerada a maior experiência para fãs de tecnologia do mundo, Goiás recebe, pelo terceiro ano consecutivo, uma edição da Campus Party. De 22 a 24 de julho, o evento será realizado no formato híbrido, com cinco palcos 100% online e o Palco Goiás, diretamente do Passeio das Águas Shopping, na região Norte de Goiânia.