Centro de Excelência em Inteligência Artificial terá nova sede

A construção da nova sede do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) foi lançada oficialmente nesta terça-feira (03/02), em cerimônia no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O investimento do Governo de Goiás, por meio da Secti e da Fapeg, marca um passo estratégico para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no estado.
Com cerca de 400m², o prédio será erguido em frente ao Instituto de Informática da UFG e contará com laboratórios de ponta, salas de colaboração e espaços voltados à aceleração de projetos. A estrutura tem como objetivo fortalecer a integração entre pesquisa científica e soluções para o setor público e privado.
Centro de Excelência em Inteligência Artificial já conta com 1.100 pesquisadores
Durante o evento, estiveram presentes autoridades, pesquisadores e bolsistas. A mesa diretiva foi composta pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto; pela reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves; pela vice-reitora, Camila Cardoso Caixeta; pelo presidente da Fapeg, Marcos Arriel; pela diretora executiva do Ceia, Telma de Lima Soares; e pela diretora em exercício do Instituto de Informática, Débora Fernandes.
A diretora Telma Soares destacou a importância da nova sede para o avanço do centro. “Iniciamos a sede física para consolidar um trabalho de cinco anos que já conta com mais de 1.100 pesquisadores e resultados expressivos”, afirmou.
O secretário José Frederico Lyra Netto ressaltou o impacto do Ceia no empreendedorismo goiano.
“O Estado reconhece a importância estratégica da UFG e do Ceia, cujos resultados precederam a infraestrutura física. Contem conosco, com o governo do Estado, hoje e nos próximos passos desse Centro”, declarou.
Já o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, classificou o momento como histórico.
“O novo prédio materializa o sucesso do Ceia, que já desenvolve soluções para os setores público e privado, consolidando nossa posição como referência nacional e internacional no setor”, disse.
A reitora da UFG, Sandramara Chaves, destacou o papel do centro na produção científica. “O Ceia já exerce um papel estratégico na pesquisa, inovação e formação de estudantes, com impacto local, nacional e internacional”, completou.
Cinco anos de resultados expressivos
Criado em 2019, com investimento inicial de R$ 12 milhões da Fapeg, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial é hoje referência nacional e internacional. Em cinco anos, o Ceia captou mais de R$ 400 milhões em investimentos e firmou parcerias com 77 empresas, incluindo gigantes como Itaú, Cemig, Weg, Positivo e Vivo.
A rede atual conta com 1.100 pesquisadores distribuídos em 21 estados do Brasil. O centro atua em áreas como saúde, agronegócio, logística e segurança pública, impulsionando a competitividade e a inovação em Goiás.



