Inscrições para Encontro da Economia Criativa de Goiás começam nesta quinta

Com programação gratuita, Encontro da Economia Criativa de Goiás contará com palestras e consultorias especializadas, nos dias 3 e 4 de março (Foto: Kamilla Brandão)

A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) abriu, nesta quinta-feira (05/02), as inscrições para o Encontro da Economia Criativa do Setor Cultural do Estado, que será realizado nos dias 3 e 4 de março, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A iniciativa é fruto de parceria institucional entre a Secult e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Alego, e integra as ações estratégicas da administração estadual para o fortalecimento da economia da cultura no estado.

Encontro da Economia Criativa de Goiás

Com programação gratuita, a primeira edição do evento contará com palestras e consultorias especializadas voltadas a gestores públicos, agentes culturais e trabalhadores da cultura interessados em compreender, planejar e atuar de forma mais qualificada no cenário cultural e criativo dos próximos anos.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque nacional, como o filósofo Luiz Felipe Pondé e a mestre em Direito Tributário Daniella Galvão, que abordarão temas relacionados à gestão, inovação e aspectos legais da economia criativa.

Durante o evento, a Secult também fará o lançamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Goiás 2026, ampliando as oportunidades de fomento e investimento no setor cultural goiano. Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o encontro representa um passo importante na consolidação da cultura como vetor de desenvolvimento.

“Nosso objetivo é explorar o potencial da cultura como atividade produtiva, geradora de trabalho, renda e desenvolvimento econômico para os municípios goianos. Queremos contribuir para a qualificação da gestão pública e para a profissionalização do setor cultural, oferecendo respostas concretas e caminhos claros para quem vive da cultura”, afirma.

Consultorias gratuitas

Ao longo dos dois dias de programação, o Sebrae oferecerá consultorias individuais e gratuitas, com orientação prática, personalizada e estratégica. Serão três consultores atuando simultaneamente, em salas exclusivas e mediante agendamento no local.

As consultorias são destinadas tanto a gestores e técnicos das prefeituras, com foco em planejamento, políticas públicas e economia criativa local, quanto a artistas, produtores, coletivos e empreendedores criativos, abordando temas como formalização, sustentabilidade econômica e profissionalização.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis aqui.