Carreta da Prevenção vai atender 700 mulheres em Ceres

Profissional da Policlínica de Goianésia e paciente com mamógrafo da Carreta da Prevenção(Foto: Hélmiton Prateado)

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino ficará em Ceres pelas próximas quatro semanas para realizar exames de mamografia e preventivo de câncer de colo uterino. Serão atendidas 34 mulheres, em média, de segunda a sexta-feira – três semanas serão destinadas a pacientes de Ceres e a última, a mulheres de Rialma e Santa Isabel.

A secretária de Saúde de Ceres, Regina Célia Borges Campos Paiva, explicou que o atendimento praticamente vai zerar a fila de espera no município. “Nossa fila era até relativamente rápida, com uma demora de um mês, em média, para realizar exames mais difíceis, como mamografia. Temos uma maior demanda também por citopatológicos (colo uterino) e que serão atendidas centenas de mulheres nesse esforço concentrado dessa unidade”, explica.

Para a mamografia, o protocolo prevê mulheres entre 40 a 69 anos e exame citopatológico de 25 a 64 anos. A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade, é vinculada à Policlínica Regional de Goianésia, unidade do Governo de Goiás, e percorre municípios do Vale do São Patrício levando esse tipo de atendimento.

A diretora da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, esteve presente na abertura dos trabalhos e coordenou as equipes no atendimento às pacientes. “Precisamos atender essa população com toda presteza e levar uma atenção à saúde humanizada, porque esse é nosso padrão de cuidados”, explica.