Saúde retoma atividades do Banco de Olhos do Cerof-UFG e amplia captação de córneas

Atuação integrada das equipes do Heana, Organização de Procura de Órgãos e Cerof-UFG vai ampliar a doação de córneas em Goiás (Foto: SES)

A Secretaria da Saúde (SES) retoma as atividades do Banco de Olhos do Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) após seis anos desativado.

Com a iniciativa, será ampliada a captação de córneas na rede estadual de doação, com novas perspectivas para reduzir a fila de espera, que atualmente conta com 1.847 pessoas aguardando transplante. O tempo médio de espera é de 1 ano e 9 meses.

O reinício das atividades começou pelo Hospital Estadual de Urgências Dr. Henrique Santillo (Heana), em Anápolis, que passou a contar com equipe do Banco de Olhos Cerof-UFG atuando de forma contínua dentro da unidade.

Como resultado imediato, foram realizadas as duas primeiras captações de córneas no hospital, após notificações de óbito por parada cardiorrespiratória (PCR).

Diferentemente dos órgãos sólidos, cuja doação depende exclusivamente do diagnóstico de morte encefálica, a córnea pode ser captada também após óbitos por PCR. Essa característica amplia significativamente as possibilidades de doação, desde que haja identificação oportuna dos casos, abordagem familiar qualificada e integração entre as equipes assistenciais, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e o Banco de Olhos.

Até então, as captações de córneas em Goiás eram realizadas exclusivamente pela Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), que teve papel fundamental na manutenção do serviço ao longo dos últimos anos.

Com a retomada do Banco de Olhos do Cerof-UFG, a SES estruturou uma divisão estratégica das unidades entre os dois bancos, ampliando a capacidade operacional e fortalecendo o sistema estadual de transplantes.

Pelo novo modelo, o Cerof-UFG atuará nos hospitais estaduais, no Hospital das Clínicas-UFG/EBSERH e no Hospital Araújo Jorge, além de assumir as unidades da região de Anápolis, tendo o Heana como hospital-sede.

Já a Fubog seguirá responsável pelo IML Goiânia, IML Aparecida e Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), além das unidades municipais e privadas, em atuação complementar dentro da rede.

O secretário da Saúde, Rasível Santos, explica que a retomada do Banco de Olhos do Cerof-UFG é resultado de um alinhamento institucional conduzido pela Gerência de Transplantes da Secretaria da Saúde, que integra hospitais, bancos de olhos e o Sistema Estadual de Transplantes.

“Nosso objetivo é organizar os fluxos, fortalecer a cultura da doação e transformar cada notificação de óbito em uma oportunidade real de devolver qualidade de vida às pessoas que aguardam por um transplante em Goiás”, afirma.

Reconhecido por incentivar a doação de órgãos, o Heana já desenvolve programas permanentes de capacitação e sensibilização das equipes. Para a coordenadora da OPO da unidade, Nádia Borges, a parceria com o Cerof-UFG consolida um novo momento.

“Este é um passo concreto para integrar e fortalecer o processo de doação de córneas, possibilitando a atuação em uma cidade com grande potencial para ampliarmos as captações”, destaca.

A SES reforça que a doação de órgãos e tecidos é um gesto de solidariedade que salva vidas. Para ser doador, basta comunicar a decisão à família.

“A ampliação das captações representa não apenas avanço técnico, mas também um compromisso com a humanização do cuidado e com o acesso da população a tratamentos que devolvem autonomia e qualidade de vida”, avalia a Gerente da Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás, Katiuscia Freitas.