AGR avalia fornecimento de energia em Goiás

Números indicam melhora no desempenho dos indicadores de duração de interrupção e frequência de interrupção (Foto: AGR)

A Agência Goiana de Regulação (AGR) realizou, nesta quarta-feira (11/02), no auditório do edifício-sede, reunião com dirigentes da Equatorial Energia Goiás, para que apresentassem os resultados alcançados em 2025 pela empresa na execução do Plano de Resultados de Continuidade do Fornecimento.

Os números indicam melhora no desempenho dos indicadores DEC (Duração de Interrupção) e FEC (Frequência de Interrupção) em 2025 em comparação com os anos anteriores.

O Plano estabelece que até 2028 a Equatorial Goiás deverá enquadrar 80% dos seus conjuntos de consumidores, de um total de 147, dentro dos limites regulatórios estabelecidos pela Aneel para os indicadores de continuidade coletivos DEC e FEC.

Estes indicadores medem, respectivamente, a duração e a frequência média em que cada consumidor no estado de Goiás teve o fornecimento de energia elétrica interrompido.

O papel da AGR é acompanhar a evolução do atendimento das metas anuais estabelecidas no Plano de Resultados de 2024 a 2028.

A empresa fechou o ano com 78% dos conjuntos de consumidores em conformidade para o indicador FEC, cuja meta era de 41%; e com 39% dos conjuntos conformes para o indicador DEC, que tinha meta estabelecida em 29%.

De acordo com Nota Técnica da Gerência de Energia da AGR, responsável por acompanhar o desempenho da empresa no cumprimento do Plano de Resultados, no FEC o resultado está mais adiantado, se aproximando da meta final dos dois indicadores de 80% em 2028, ficando o desafio maior para o indicador DEC.

Segundo ainda a Nota Técnica da AGR, o valor da relação entre o Índice de Continuidade Total (ICT) e o Desempenho Global de Continuidade (DGC) é superior ao verificado em 2024, com diferença entre eles de 49,4%.

Quanto à conformidade e ao cumprimento do Plano de Resultados, percebeu-se que, dentre os 147 conjuntos, a empresa alcançou a conformidade do FEC em 115 deles e do DEC em 57. Destaca-se que a conformidade do DEC em 2025 apresenta crescimento de 17 conjuntos, enquanto o FEC apresenta crescimento de 44 conjuntos, quando comparadas com 2024.

AGR avalia fornecimento de energia em Goiás
Índices foram apresentados em reunião com equipes técnicas (Foto: AGR)

A reunião foi conduzida pelo diretor de Regulação e Fiscalização da AGR, Eduardo Henrique da Cunha, e contou com a presença do gerente de Energia, Jorge Pereira da Silva, e o assessor da gerência, Marcos Aurélio de Souza Lima.

O assessor da Superintendência de Energia da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Gustavo da Costa Vergara, e a pesquisadora da FGV Energia, Luiza Gomes Guitarrari, participaram da reunião.

Pela Equatorial Energia Goiás, participaram o gerente de Regulação, Marcelo Ximenes, o gerente do Centro de Operações, Vinicyus Lima, o superintendente técnico, Roberto Vieira, e o analista de Regulação, Vinicius Borges Andrade.

O gerente de Energia da AGR, Jorge Pereira da Silva, destacou que a Equatorial Energia Goiás cumpriu as metas dos indicadores DEC e FEC estabelecidas para o ano de 2025.