IA Contra o Crime identifica suspeitos mesmo com placa adulterada

Com o uso da tecnologia IA contra o crime, a Polícia Militar prendeu mais um criminoso, após um roubo de celular registrado no setor Aeroporto Sul, em Aparecida de Goiânia.
O comandante de policiamento da capital, coronel Pedro Henrique Alves Batista, afirma que a vítima relatou no boletim de ocorrência que duas pessoas, em uma motocicleta vermelha, se aproximaram, anunciaram o roubo e levaram o aparelho celular, além de exigirem a senha de desbloqueio.
“A partir das informações, somadas às imagens coletadas no local, o sistema identificou o veículo utilizado na ação criminosa”, explica o comandante.
O comandante relata que com base nesses dados foi possível dar início ao acompanhamento em tempo real da movimentação dos suspeitos.
IA Contra o Crime
“Os criminosos ainda tentaram escapar do sistema de inteligência. Durante o deslocamento, eles chegaram a adulterar a placa com fita adesiva e cobri-la ao passar por radares, em uma tentativa de enganar o sistema de monitoramento”, explica.

Por meio do programa IA Contra o Crime, lançado pelo Governo de Goiás, os policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) conseguiram manter o rastreamento e realizar a abordagem. A prisão foi realizada no mesmo dia.
O caso exemplifica a mudança no enfrentamento desse tipo de crime.
“Hoje, não basta trocar número ou tampar placa. A inteligência artificial amplia nossa capacidade de resposta e reduz drasticamente as chances de fuga. Esse tipo de ferramenta representa um novo patamar na segurança pública, com ações mais rápidas, precisas e efetivas para proteger a população”, destaca o coronel Pedro Henrique.
Número trocado não engana o sistema
Outra situação semelhante reforça a eficiência do uso da tecnologia no combate ao crime.
As forças de segurança prenderam um homem suspeito de praticar furtos em supermercados em Goiânia, após monitoramento policial que identificou um veículo envolvido nas ações criminosas. Durante a análise das imagens, os policiais constataram que a placa da motocicleta havia sido adulterada.
O homem foi abordado, confessou os furtos, teve a motocicleta apreendida e foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.
“Essas ocorrências mostram que a tentativa de burlar o sistema não impede a atuação da polícia. A tecnologia amplia nossa capacidade de resposta. Hoje, não dependemos apenas do número da placa para localizar o indivíduo, outros fatores entram na análise e reduzem significativamente a margem de erro”, ressalta o coronel Batista.
Saiba mais
IA Contra o Crime resulta na prisão de quadrilha especializada em golpes contra idosos
IA Contra o Crime: ferramenta interpreta, em tempo real, dados obtidos por câmeras



