Metrobus lança campanha digital contra o vandalismo no transporte coletivo

Dados da Superintendência de Manutenção da Frota da Metrobus revelam que, em média, um ônibus sai de circulação diariamente devido ao vandalismo (Foto: Secom)

A Metrobus lançou a campanha digital Preservar é seguir em frente, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do vandalismo no transporte coletivo e reforçar a importância do cuidado com o que é de todos.

A campanha começa com uma série de vídeos curtos que convidam à reflexão: mesmo com a frota moderna, já há registros de vandalismo e mau uso, como pichação, bancos riscados e danos a entradas USB, equipamentos que facilitam o dia a dia dos usuários.

Os conteúdos serão publicados no Instagram oficial, ampliando o alcance da mensagem e estimulando a conscientização.

Vandalismo no transporte coletivo

Dados da Superintendência de Manutenção da Frota da Metrobus revelam que, em média, um ônibus sai de circulação diariamente devido ao vandalismo, gerando um prejuízo de R$ 30 mil mensais. Além do custo financeiro, esses atos desviam a mão de obra técnica de melhorias estruturais para a realização de reparos emergenciais.

Para o superintendente José Marcos Teixeira, o impacto do vandalismo gera um efeito cascata que compromete toda a logística do sistema.

“O vandalismo retira ônibus de circulação, o que resulta em mais tempo de espera para o embarque e veículos lotados, além do prejuízo financeiro e do uso de mão de obra que poderia estar focada em melhorias para o próprio usuário”

Além da conscientização, a campanha reforça a importância da participação ativa da população. Se presenciar algum ato de vandalismo, denuncie pelo WhatsApp: (62) 8591-8952. Cuidar do transporte é garantir que ele continue funcionando de forma segura, moderna e eficiente para todos que dele dependem.