Goiás recebe nova vacina contra a dengue do Instituto Butantan

Goiás recebe as primeiras 16 mil doses da vacina Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, desenvolvida e produzida integralmente pelo Instituto Butantan (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde de Goiás recebeu as primeiras 16 mil doses da vacina Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, desenvolvida e produzida integralmente pelo Instituto Butantan no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As doses estão na Rede de Frio em Goiânia e serão distribuídas para os municípios, de acordo com a estratégia estabelecida em parceria com eles. A imunização começa pelos trabalhadores em saúde e profissionais da Atenção Primária em todo o país. A nova vacina é mais uma ferramenta de saúde pública para reduzir a chance de ocorrência de casos graves e óbitos.

Goiás recebe nova vacina contra a dengue do Instituto Butantan
Vacina é a primeira de dose única contra a dengue no mundo (Foto: Iron Braz/SES)

Aprovada pela Anvisa, a vacina é indicada para pessoas de 12 a 59 anos e utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, com uma proteção ampla, que abrange os quatro sorotipos do vírus.

Vacina e prevenção

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES/GO, Flúvia Amorim destaca que a vacina deve ser aliada às ações de vigilância.

“A vacina amplia nossa capacidade de resposta frente à dengue, mas ela precisa caminhar junto com as ações permanentes de vigilância, controle do vetor e mobilização da população. Somente com esse conjunto de estratégias conseguiremos reduzir de forma sustentável o impacto da doença.”

Goiás recebe nova vacina contra a dengue do Instituto Butantan
Imunizantes estão sendo distribuídos para os municípios (Foto: Iron Braz/SES)

A Gerência de Imunização da SES estabeleceu o planejamento da estratégia vacinal em conjunto com as gestões municipais, que são as responsáveis diretas pela aplicação das doses. O quantitativo que será enviado para cada município foi dimensionado de acordo com o tamanho das equipes.

Além disso, o planejamento trata da organização da logística, definição dos pontos de vacinação e preparação das redes municipais para o recebimento do imunizante, garantindo uma aplicação ágil e ordenada assim que os frascos chegarem.

A SES-GO reforça que a chegada da vacina é um complemento fundamental, porém as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como eliminação de criadouros, continuam sendo imprescindíveis para o controle da dengue.

Dados em Goiás

Goiás registra, neste momento, 21.994 casos notificados de dengue e 10.145 casos confirmados, com 23 óbitos em investigação. Além da dengue, a Chikungunya é uma preocupação em alguns municípios. Goiás registra 1.100 casos de Chikungunya confirmados, com 1 óbito em investigação.