Esplanada do CCON recebe mostra fotográfica “No Olho da Rua”
A liberdade protegida ou o amparo vigiado? É nessa dicotomia que pessoas em situação de rua e mulheres detentas apresentam os retratos de suas realidades na exposição fotográfica “No Olho da Rua”. Os 15 painéis, com fotos que retraram as percepções das populações em vulnerabilidade social, estão expostos na Esplanada Juscelino Kubitscheck, do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, e podem ser visitados diariamente pelos frequentadores do espaço.
A exposição faz parte do projeto de acolhimento e empregabilidade “Mais um sem dor”, realizado pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A mostra é resultado de uma série de oficinas de fotografia ministrada pelo fotógrafo Alexandre Magno, que buscou ampliar a percepção social e espacial de pessoas tão carentes de um simples olhar.
Invisíveis para a sociedade, ao portarem uma câmera fotográfica, revelaram em seus registros a humanidade de quem foi esquecido e busca se expressar. Para o público, é uma oportunidade de ver e se aproximar do outro, um desconhecido que compõe a cena urbana e não é visto.
Os painéis, onde as fotos ficam expostas, são próprios para visitação ao ar livre, com geração de energia fotovoltaica para acendimento automático à noite.
Reabertura
A Esplanada Juscelino Kubitscheck foi reaberta à população no dia 16 deste mês, após 5 meses fechada devido à pandemia. Os frequentadores precisam seguir os protocolos de segurança previstos pelas secretarias estadual e municipal de saúde, como o uso de máscara e o distanciamento.
Os demais espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer – Monumento aos Direitos Humanos, Palácio da Música, Biblioteca Bernardo Élis e Museu de Arte Contemporânea (MAC) – continuam fechados à visitação.
Serviço
Assunto: CCON sedia mostra fotográfica “No olho da rua”
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO
Horário de funcionamento: das 8h às 22h