Primeiro dia oficial das Olimpíadas de Tóquio terá dois atletas goianos na disputa

Dois goianos estão entre os atletas brasileiros que entram na disputa no primeiro dia oficial das Olimpíadas (Foto: Comitê Olímpico Brasileiro)

A chama olímpica finalmente ilumina o mundo. As disputas no Japão começaram na quarta-feira (21), mas o início oficial das Olimpíadas foi às 8 horas desta sexta-feira (23), com a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico. Depois de sediar os Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil leva 302 atletas para o maior evento esportivo do planeta.

Já no primeiro dia de disputa, teremos goiano em quadra. Leonardo Dutra vai disputar as Olimpíadas pela primeira vez na seleção brasileira de handebol, que estreia no torneio masculino às 21 horas. Nascido em Anápolis, onde começou a praticar a modalidade pelo Handesfa, o jogador de 25 anos rodou pelo Clube Português, de Pernambuco, e Pinheiros, de São Paulo, antes de ganhar espaço no handebol europeu.

Na Europa, Leonardo começou sua trajetória na Espanha, antes de se transferir para a Polônia, onde atualmente defende o Wisla Plock. O atleta goiano foi chamado pela seleção brasileira pela primeira vez ainda na categoria juvenil. Na principal, ele acumula 17 gols em 10 jogos. Os outros jogos da seleção brasileira na primeira fase das Olimpíadas serão contra França, Espanha, Argentina e Alemanha.

A outra representante goiana nas Olimpíadas é Laís Nunes, do wrestling (luta olímpica). Natural de Barro Alto, a lutadora iniciou no esporte em sua cidade natal. Logo se destacou na modalidade e passou a desenvolver o alto rendimento em Brasília. Atualmente, defende o clube São José, no interior de São Paulo.

A atleta de 28 anos conseguiu a vaga olímpica em março de 2020, ao chegar à final do pré-olímpico do Canadá, na categoria até 62 kg. Laís participou das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, aos 23 anos, sendo a lutadora mais jovem a representar o Brasil no wrestling na história das Olimpíadas, terminando na 15ª posição.

Laís também é a única atleta brasileira a ser campeã pan-americana nas três categorias de faixa etária, Cadete (até 17 anos), Júnior (até 20 anos) e Sênior (acima de 20), além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, no Peru.

Terceira colocada do ranking mundial na sua categoria, Laís é forte candidata na disputa por um pódio olímpico. A goiana inicia as disputas apenas no dia 2 de agosto, pelas oitavas de final da competição.