Municípios goianos participam do Dia D de Aceiros e Podas

Aceiro realizado em zona rural (Foto: Fredox Carvalho)

Criado em julho de 2021, por meio de iniciativa do Governo de Goiás, o Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndios na Zona Rural realiza nesta quarta-feira (28), em mais de 120 municípios goianos, o Dia D de Aceiros e Podas. É uma das primeiras medidas adotadas pelo Comitê, com o intuito de prevenir focos de incêndio na área rural.

A ação está sendo realizada por meio de parceria com os sindicatos rurais nos municípios. Representantes do Comitê e de entidades parceiras estão nas cidades goianas de Anápolis, Rio Verde, Morrinhos, Cristalina e Nova Crixás para acompanhar o Dia D, que conta, ainda, com a participação de produtores rurais.

De acordo com o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, os aceiros e podas são adotados como medidas preventivas, porque contribuem para a eliminação ou a redução de fontes de propagação do fogo. “Estamos em um período crítico no Estado, por isso é importante que ações estratégicas sejam realizadas para orientar produtores e demais públicos sobre como evitar a propagação de incêndios. Por meio do Dia D e com a ajuda de parceiros de diferentes segmentos, pretendemos orientar sobre construir e realizar a manutenção de aceiros mecânicos, sem a utilização de fogo, e podas na zona rural”, enfatiza. 

Comitê
O comitê foi criado com o propósito de estabelecer estratégias de combate a incêndio, especialmente de prevenção, e somar forças para a realização de ações que possam mitigar impactos ambientais e danos socioeconômicos no estado. Por meio de um planejamento estratégico, estão sendo adotadas ações a curto, médio e longo prazos, em eixos como Comunicação, Prevenção, Monitoramento, Fiscalização e Combate.

O objetivo é levar informações ao produtor rural e demais públicos por meio de canais de comunicação, promover mutirões como o Dia D de Aceiros e Podas nos municípios goianos, realizar cursos e treinamentos para confecção de abafadores, assim como patrulhas em áreas de maior risco, entre outras ações.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a proposta é atuar, de forma conjunta, para promover ações que possam ajudar a prevenir incêndios na zona rural. “Por meio do Comitê Técnico, envolvendo diferentes entidades, será possível que cada instituição contribua na sua área de atuação, somando forças para combater esse problema que tanto afeta o campo, principalmente nessa época do ano”, informa.